Campo Mourão,
 
 
16/6/2019
PORTO RICO
Porto Rico: praia, pesca, famosos, mansões e pousadas



Porto Rico, a 214 quilômetros de Campo Mourão, no extremo noroeste do Estado, às margens do Rio Paraná, na divisa com o Mato Grosso do Sul, conta com apenas 2.561 habitantes.

Não tem nenhuma indústria e apenas 112 empresas comerciais e de prestação de serviços. Fica entre os 15 menos habitados do Paraná.

Não está entre os 230 mais ricos. Mas isso não é problema. É lá que o pessoal do dinheiro investe em compra de terrenos e imóveis de alto padrão....




Até 1964, Porto Rico, foi distrito de Loanda. A cidade atrai pessoas de todo o Brasil por causa das suas praias de água doce. O município é banhado pelo Rio Paraná que em alguns pontos tem quase 2 quilômetros de largura.




A padroeira de Porto Rico não poderia ser outra a não ser Nossa Senhora dos Navegantes. Em agosto é realizada a Festa dos Navegantes, que já tem mais de 50 anos. A prefeitura programa shows às margens do Rio Paraná e autoriza barracas de comidas típicas e parque infantil.




Porto Rico também conta com diversão na água, mas fora do Rio Paraná. Um fato que chama a atenção na cidade é a quantidade de lanchas. Principalmente no verão, é comum tratores e automóveis puxando os barcos pelas ruas com o povo em cima. "Parece que barco por lá é uma circular".




Porto Rico também conta com boas pousadas, mas no comércio são poucas opções. Na avenida principal, por exemplo, só tem uma farmácia.

Vá preparado, tem muito pernilongo, e um que eles chamam por lá de "mutanga", um mosquitinho que pica mesmo.




É impressionante o que tem de loteamentos, imóveis em construção e condomínios fechados. Mas praticamente todos são de pessoas que moram em outras cidades.




O local que mais atrai em Porto Rio é a praia de água doce. Para chegar lá só de barco. São 3 quilômetros pelo Rio Paraná. O valor ida e volta é de 40 reais (Março/2019).




Não tem quase diferença entre a praia do mar e a de Porto Rico. É um festival de lanchas. Você também pode contratar um passeio de barco pelo Rio Paraná, ou ainda se divertir no banana boat. Na prainha tem bares servindo bebidas e porções. As instalações são de madeira. No local você pode alugar ou comprar o guarda sol.




O "Zóio", ou "Zóinho", é uma das pessoas mais conhecidas em Porto Rico. Há mais de 30 anos, ele conduz barcos pelo Rio Paraná, e agora atende turistas. Disse que vira e mexe tem gente famosa por lá. "Aquele narrador de futebol, Fiori Gigliotti (já falecido), passava por aqui uma vez a cada seis meses. Tem artista de novela, cantor sertanejo e muita mulher bonita". Contou que a maioria dos famosos chega de helicóptero.



voltar