Campo Mourão,
 
 
23/6/2019
JESUÍTAS
Jesuítas: esposa de radialista cria museu do rádio



A cidade de Jesuítas está localizada a 129 quilômetros de Campo Mourão, via Goioerê (trecho precário após Goioerê) ou 154 por Ubiratã (pedágio). O município tem 9.001 habitantes. Faz divisa com Formosa do Oeste, Iracema do Oeste, Nova Aurora e Assis Chateaubriand. Em riqueza ocupa a posição 85 entre os 399 municípios paranaenses. Apenas 20 por cento da cidade tem rede de esgoto. No município, 2.306 residências estão no perímetro urbano e 1.233 na área rural. O setor industrial gera cerca de 220 empregos. No comércio são 422 vagas e 563 estão na prestação de serviços.




Até 1980, Jesuítas foi distrito de Formosa do Oeste, e elegeu o primeiro prefeito no final de 1982. O nome é homenagem aos padres jesuítas espanhóis, que a partir do final do século 19, iniciaram trabalho de catequização em mais de cem mil índios, em terras hoje paranaenses.

FOTO : Jesuítas é um dos poucos municípios brasileiros com Museu do Rádio. Tudo começou em 2015, com a morte de José Costa, fundador da Rádio Vale Verde FM. A esposa decidiu criar um espaço das centenas de peças que compõem a coleção de equipamentos e gravações que estavam na casa. Em novembro de 2017, Helena Miuara inaugurava o Museu do Rádio José Costa, no mesmo terreno da emissora. Com mais de 500 peças, o acervo aumenta a cada semana com doações oriundas de proprietários de rádios de todo o Brasil.




Uma curiosiade em Jesuítas, é que quase todas ruas e avenidas tem nomes de Papas, santos e padres. O município tem muita área com plantio de café. A maior parte das lavouras tem em média 10 hectares e é conduzida por pequenos produtores. A cidade oferece serviços do Banco do Brasil

FOTO: Paróquia Santo Inácio de Loyola.



voltar