Campo Mourão,
 
 
25/6/2019
MARILENA
Marilena: na Festa do Milho tem o "Rei do Sabugo"



Marilena, é uma cidade localizada a 232 quilômetros de Campo Mourão, e a 20 km de Rosana, na divisa com o Estado de São Paulo. Tem 7.067 moradores e o município ocupa a posição 241 entre os 399 do Paraná.

Marilena tem pontos turísticos naturais e devido a localização na chamada "tríplice fronteira" (São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul). Alí ocorre o encontro dos Rios Paranapanema e Paraná.

De acordo com o Ministério do Trabalho tem o menor salário per capita do Estado. Em rique está na posição 378 do Paraná. Apenas 10 por cento da cidade tem rede de esgoto. A taxa de escolarização de crianças de 6 a 14 anos é de 99 por cento.

Tem 1.817 residências no perímetro urbano e 721 na áreal rural. As indústrias geram cerca de 100 empregos, o comércio em torno de 200 e a prestação de serviços por volta de 700.




O município de Marilena foi fundado pela colonizadora Paranapanema. O nome é uma homenagem a Maria Helena Volpato, esposa de um dos donos da empresa. O primeiro nome da comunidade foi "Feijão Cru". O inicio da colonização ocorreu no final dos anos 40. Se desenvolveu com o plantio de café. Distrito de Nova Londrina, foi elevado a município em outubro de 1967.

Hoje o município tem uma grande produção de milho. A localicade realiza em setembro a Festa do Milho e a Festa do Peixe na Telha. O evento é conhecido como Festival dos Rios. São escolhidos a Rainha do Milho e o Rei do Sabugo. Também tem muito gado e produção de leite.

A Paróquia Santa Helena pertence a Diocese de Paranavaí. A cidade tem uma indústria de jeans (Titanium Jeans).



voltar