Campo Mourão,
 
 
1/7/2019
QUERÊNCIA DO NORTE
Querência do Norte: a capital do arroz irrigado



Querência do Norte a 221 quilômetros de Campo Mourão, e apenas 15 km do Mato Grosso do Sul tem 12 mil 180 habitantes. Em população ocupa a posição 163 entre os 399 municípios paranaenses. A taxa de escolarização de crianças de 6 a 14 anos é de 99 por cento. Em renda per capita a posição é a de número 369.

A produção agrícola é baseada em soja, milho, arroz, cujas áreas plantadas estão quase na mesma proporção. Detalhe é que o município tem uma das maiores áreas de arroz irrigado do Paraná. Todo os anos é realizada a Festa do Arroz. Destaque também para o rebanho bovino e criação de frangos.

O setor industrial gera cerca de 150 empregos; o comércio 300 e a prestação de serviços em torno dos 550. Na cidade estão 3.183 residências e na área rural outras 1.271. A renda média por habitante é de 509 reais.




Querência no jargão gaúcho significa "morada". O município começou a ser formado em 1950, através da Companhia Colonizadora Parana Loteamentos. O nome foi escolhido pelos primeiros moradores oriundos do Rio Grande do Sul. Passou a ser distrito de Paranavai em 1953 e a município em 1954. Querência do Norte tem 7 assentamentos.




Querência do Norte não tem emissora de rádio. A cidade tem cerca de 3 mil automóveis e 1.400 motocicletas. A taxa de mortalidade infantil e de 6 por 1.000 nascidos vivos. Uma curiosidade urbana é que a cidade tem 2 avenidas em forma oval, cada uma distribui o tráfego numa área que abrange sete quadras de comprimento por 5 quadras de largura.

Umas das opções de turismo no município é a pesca ás margens do rio Paraná, nas localidades Porto Natal, Porto Felício e Porto 18. Querência do Norte tem monitoramento por câmeras de segurança em alta definição. A Fanfarra do Colégio Estadual Humberto de Campos, é sempre convidada para eventos especiais. FOTO: Paróquia São Paulo Apóstolo pertence a Diocese de Paranavaí.



voltar