Campo Mourão,
 
 
1/7/2019
NOVA AURORA
Nova Aurora: capital do peixe e três feriados municipais



Nova Aurora está localizada a 120 quilômetros de Campo Mourão e a 63 km de Cascavel. Tem 11 mil 866 habitantes. Está na posição 160 entre os 399 do Paraná. Trinta e três por cento das famílias recebem meio salário mínimo por pessoa. O salário médio mensal é de 1.9 salários mínimos. A taxa de escolarização (para pessoas de 6 a 14 anos) é de 95.8. A taxa de mortalidade infantil é de 7.63 para 1.000 nascidos vivos. Apenas 5.4% das moradias conta com rede de esgoto.




As primeiras famílias chegaram na década de 40. O local era conhecido por Encruzilhada Tapejara. O nome Nova Aurora surgiu durante uma missa. O padre falava sobre um novo futuro para a comunidade e exclamou: "uma nova aurora, virá ao encontro dos anseis dessa gente pioneira". Até 1967 foi distrito de Cascavel. A instalação ocorreu em 11 de dezembro de 1968.




Nova Aurora tem dois distritos: Marajó e Palmitópolis e pertence a Comarca de Formosa do Oeste. A lavoura é dominada por soja e milho, com grande criação de frangos. O setor industrial emprega 1.200 pessoas. O comércio gera em torno de 600 empregos e a prestação de serviços outros 600. Tem agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. O município tem 3.715 moradias na área urbana e em torno de 1.000 na zona rural. Conta com duas emissoras de rádio. É no Brasil, um dos municípios que mais produz peixe em cativeiro.

FOTO - A Copacol tem uma unidade em Nova Aurora. Produz alimentos à base de peixe. A cooperativa que tem 56 anos (2019) é sediada em Cafelândia. Em Nova Aurora a Copacol também tem um supermercado.




Uma das atividades preferidas dos moradores é visitar a "Feirinha" no centro da cidade. Alí os pequenos produtores rurais ofertam seus produtos. Outros locais de encontro são a Casa da Cultura e Centro Cultural. O município tem vários grupos artísticos. O principal evento é a Festa da Colheita promovida pela igreja, que também organiza em agosto a Festa do Padroeiro São Roque, sem falar no Festival da Viola. O município tem 3 feriados: Padroeiro (16 de agosto); Aniversário (25 de setembro) e Dia da Imaculada Conceição (8 dezembro). Na área rural você pode optar por pesque pague ou pousadas.

FOTO: Paróquia São Roque.



voltar