Campo Mourão,
 
 
22/7/2019
RENASCENÇA
Renascença: ressurgiu após conflito na revolução



Renascença está localizada a 375 quilômetros de Campo Mourão entre as cidades de Francisco Beltrão e Pato Branco. A população é de 6.818 habitantes. Na média cada habitante recebe 2,3 salários mínimos por mês, mas em 36 por cento das residências a média para cada morador é de até meio salário. No inverno, a cidade é uma das mais frias do Paraná.




A criação do município de Renascença foi fruto da campanha denominada “Marcha para o Oeste”. Com a construção da estrada entre Clevelândia e Francisco Beltrão, surgiu o povoado de Vargem Bonita. O povoado foi destruído durante os combates entre forças do governo e revoltosos na chamada Revolução de 1924. Anos depois as casas começaram a ser construídas e as pessoas comentavam que o lugar estava "renascendo". Em 1947 tornou-se distrito de Clevelândia e em 1951 ficou sob a responsabilidade do novo município de Pato Branco. Em 1960 foi elevado a categoria de município com o nome de Renascença. A instalação ocorreu em 29 de novembro de 1961.

FOTO: O Parque Yara foi inaugurado em 2004. O parque é o ponto de encontro aos finais de semana e é ali que o município celebra o Natal e Ano Novo.




O que mais se planta em Renascença é soja, milho e feijão. Destaque também para a criação de aves e pecuária. Vários produtores têm dedicação exclusiva na produção de leite. A indústria emprega cerca de 350 pessoas. A mesma quantidade de empregos é gerada pelo comércio e a prestação de serviços. Na cidade estão 1.557 residências (2017) e na área rural 873. Tem 158 empresas comerciais (2017). A taxa de mortalidade infantil é de 10 por 1.000 nascidos vivos. Mais da metade da cidade tem rede de esgoto.

FOTO: Parque Yara.




Um fato que colocou Renascença no cenário nacional foi a morte do cantor Gonzaguinha. Ele morreu em acidente de carro em 29 de abril de 1991, em rodovia do município. A virada do ano na cidade é marcada por show com fogos de artifício e atrações artísticas no Lago Yara.Existem estudos indicando Renascença como sede de um aeroporto regional do Sudoeste. O local escolhido é perto da comunidade Canela. Se em outro locais a polícia apreende cigarro contrabandeado, em Renascença é comum apreensão de vinho e camarão da Argentina. Uma tradição por lá é a Romaria de Nossa Senhora da Salete. As ruas e avenidas têm nomes de ex-presidentes do Brasil. A principal é a Castelo Branco.

FOTO: Paróquia Cristo Rei.




voltar