Campo Mourão,
 
 
25/7/2019
RIO BONITO DO IGUAÇU
Rio Bonito do Iguaçu: maior assentamento da América Latina



Rio Bonito do Iguaçu é uma cidade localizada a 285 quilômetros de Campo Mourão, na micro região de Guarapuava. O município tem 13 mil 283 habitantes.


Na agropecuária Rio Bonito do Iguaçu se destaca pela área de soja, milho feijão e na produção de frangos e leite. O setor industrial emprega cerca de 40 pessoas. No comércio o número de funcionários fica em torno dos 350 e na prestação de serviços mais 700. Na área urbana são 1.875 residências (2017) e na área rural outras 2.342 (2017). Tem uma emissora de rádio. A taxa de mortalidade infantil até 5 anos é de 22 por 1.000.




Até o final dos anos 60, a região era coberta por densas florestas, prevalencedo o "Pinheiro do Paraná". A localidade começou a ser formar no início dos anos 50, às margens da antiga estrada que ligava Guarapuava até Foz do Iguaçu. Essa estrada era conhecida como "estratégica e internacional". Na beira da rodovia está a Usina Hidrelétrica de Salto Santiago. Até 20 de março de 1992 foi distrito de Laranjeiras do Sul. Com uma área de 4.300 hectares de floresta nativa, é possível encontrar os restos da antiga Vila dos Trabalhadores, que construiram a Usina (20 quilômetros da cidade). Até 1968 a região era explorada por safrista, os quais faziam a derrubada da mata para plantar milho e colocavam suínos para a engorda, que eram comercializados em Ponta Grossa. A partir deste ano começou o plantio e a comercialização de produtos agrícolas, que até então só eram usados para a subsistência.




O turismo é explorado pelo município, que possui belezas naturais proporcionadas pelo Rio Iguaçu. Tem uma estância com piscinas hidrominerais termais, camping, lanchonete, sanitários e uma vista privilegiada. Outra atração é artificial chamada de Balneário do Alagado. O lago é resultado da construção da Usina Hidrelétrica de Salto Santiago.




A Paróquia Santo Antonio de Pádua pertence a Diocese de Guarapuava. A média salarial é de 2,1 mínimos, mas em análise por moradia, 46 por cento das pessoas recebem em média meio salário. A taxa de escolarização das crianças de 6 a 14 anos é de 98 por cento. Apenas 8 por cento da cidade tem rede de esgoto.

POLÍTICA - Rio Bonito do Iguaçu pode ser considerado um município do PT (Partido dos Trabalhadores). Nas eleições para presidente em 2018, Hadad fez 66 por cento dos votos e Bolsonaro 20%. Foi o único a dar Vitória para o Dr. Rosinha para governador 47%. Uma explicação pode ser o fato do município possuir 3 assentamentos surgidos com a desapropriação da Fazenda Araupel em 1998. São os maiores da América Latina com mais de 10 mil assentados, mais que dobrando a população. O curioso é que para prefeito o PT não ganha.

Uma das atrações em Rio Bonito do Iguaçu são as competições de carrinhos de rolimã.



voltar