Campo Mourão,
 
 
25/7/2019
PLANALTINA DO PARANÁ
Planaltina do Paraná: cidade do Dalvan e do meio fio polêmico



Planaltina do Paraná está localizada a 180 quilômetros de Campo Mourão entre Paranavaí e Loanda. No topo da torre da Igreja Matriz de Santa Terezinha do Menino Jesus, tem mais coisas além da cruz. Várias antenas de celular que evidentemente devem gerar recursos para manutenção da paróquia. Isso sem falar nas duas torres de ferro bem próximas, que "poluem" o visual do templo. Isso acontece porque alí é o local mais alto do perímetro urbano de Planaltina do Paraná, município com 4 mil 254 moradores.




A principal praça de Planaltina do Paraná é "completinha". Tem um belo e bem cuidado jardim com uma grande variedade de plantas, e um parque para diversão das crianças (incluindo até o famoso escorregador), o que cá entre nós é difícil encontrar na maior parte das cidades. No meio da praça tem sanitários, outra coisa rara de se encontrar.

Planaltina do Paraná tem esse nome porque fica em um planalto. Como já existia uma Planaltina no Estado de Goiás, então foi acrescentado o Paraná.

Dalvan da famosa dupla com Duduca nasceu lá.

Apesar de pequena a população reclama da falta de segurança, dos casos de dengue e da situação das rodovias.




Planaltina do Paraná tem um canteiro central, na principal avenida que é motivo de opiniões divergentes. Para alguns é muito lindo, e para outros parece um cemitério. E na sua opinião: é bonito ou parece um cemitério??

Chão de areia. Tem pouca área de soja e milho por lá, algo em torno de 1.000 hectares juntando as duas lavouras. O negócio é cana e mandioca, além de um grande rebanho bovino e produção de frangos.

Na área mais central da cidade ainda existem empresas comerciais funcionando em prédios de madeira construídos nos anos 60, o que dá aquele ar de saudosismo.



voltar