Campo Mourão,
 
 
25/7/2019
JARDIM OLINDA
Jardim Olinda: a menor cidade do Paraná



Na praça da igreja de Jardim Olinda, a escultura de um peixe já deixa claro que alí é um ótimo lugar para pescar e que essa é uma das atividades principais. Não é para menos, a cidade está localizada às margens do Rio Paranapanema. De Campo Mourão até lá são 203 quilômetros, mas os moradores chegam ao rio caminhando. É curioso, na maioria das cidades que visitamos sempre tem a imagem de um santo em frente à igreja, mas na capela Nossa Senhora de Fátima é o peixe. DETALHE: esse peixe também é um telefone público.




O portal na principal entrada de Jardim Olinda, também tem os peixes em destaque. O município todo tem apenas 1.403 habitantes. É a menor cidade do Paraná e está entre as 15 menores do Brasil. E não é uma localidade nova. Foi elevada à condição de município em 1964. Até então era distrito de Inajá. A maior área plantada é com cana-de-açúcar.




Na imagem acima uma visão da principal avenida de Jardim Olinda. A cidade tem cerca de 500 residências e mais ou menos 40 empresas. Segundo a Copel, incluindo a área rural são apenas 692 ligações de energia elétrica. Quase todos os moradores têm um automóvel, picape, ou caminhão, trator, ou pelo menos uma motocicleta.




O principal ponto de parada daqueles que vão pescar no Paranapanema está na avenida central. É a lanchonete "Por do Sol". Quem nasce em Jardim Olinda é denominado de "jardinolindense". Menos de 30 por cento da população tem registro de trabalho em carteira. A taxa de escolarização das crianças de 6 a 14 anos é de 98 por cento. A rede de esgoto está em 8 por cento da cidade.




Jardim Olinda não tem ponte para cruzar o Rio Paranapanema. Os moradores utilizavam uma estrada de terra para chegar até a PR-542, percorrendo 5 quilômetros até a ponte. Ocorre que isso não é mais possível. Há 3 anos a chuva levou a ponte sobre o Rio Pirapó e até agora (junho 2019) nada...Desse jeito para atingir a Ponte do Rio Paranapanema e atravessar a divisa, os moradores de Jardim Olinda precisam fazer um desvio de 30 quilômetros, passando pela cidade de Itaguajé. Essa é a maior reclamação dos moradores.

Jardim Olinda tem duas festas principais: a festa da padroeira Nossa Senhora de Fátima no mês de maio e o Forró Nordestino no período de festas juninas.



voltar