Campo Mourão,
 
 
3/8/2019
CAMPINA DA LAGOA
Campina da Lagoa: cidade da gruta de Nossa Senhora



Campina da Lagoa tem essa denominação porque os pioneiros encontraram uma planície com 3 lagoas. Uma das lagoas secou e o nome da cidade ficou Campina da Lagoa. Em 2 de setembro de 1947, Campina da Lagoa é oficialmente reconhecida como povoado de Campo Mourão. Conseguiu a emancipação em 1961.




Campina da Lagoa tem 15 mil 394 habitantes. Está na posição 117 dos 399 municípios do Paraná. Em economia é o 138º. Uma pequena parte da cidade tem rede de esgoto. O setor industrial emprega cerca de 100 pessoas, o comércio em torno de 600 e serviços, 1.100. A taxa de mortalidade infantil é de 17 por 1.000




A principal praça de Campina da Lagoa tem como destaque o coreto cercado por lâminas dágua com chafariz. É uma praça que chama a atenção pelo colorido e árvores de vários tipos.

Campina da Lagoa tem agências do Bradesco e Banco e Banco do Brasil. Na cidade são 5.100 residências. Na área rural outras 850. Tem uma emissora de rádio. A quantidade de motocicletas é a metade da de automóveis.




Um dos locais mais visitados em Campina da Lagoa é a Gruta de Nossa Senhora. Está localizada a cerca de 2 quilômetros do centro da cidade. Parte do trajeto não tem asfalto.

Na agricultura o município se destaca na produção de soja e milho. Também é expressiva a criação de frangos.




Em Campina da Lagoa, um ex-prefeito de Campo Mourão é homenageado com nome de escola. No mandato de Roberto Brzezinski, entre 1955 a 1959, o local era distrito e os mais antigos relatam que ele foi o responsável por uma série de benefícios para a comunidade.




Campina da Lagoa tem um belo parque. O lago é formado por três minas. Nos últimos meses passou por uma completa reformulação.




O templo da paróquia Santa Terezinha, mudou muito nos ultimos 4 anos. A fachada mudou completamente e ganhou duas torres. As obras de reforma da igreja estão na fase de acabamento (julho 2019). Ao lado têm a réplica da primeira igreja. Alí funciona o museu Padre Vendelino Muller.



Com 95 anos, ele nasceu onde hoje é Campo Mourão..



Estivemos em uma chácara no município de Campina da Lagoa, onde mora Conceição Pereira da Cruz. Ele tem 95 anos. Nasceu dia 26 de março de 1924 na comunidade rural, conhecida na época como "quilômetro 23". Na época Campo Mourão tinha poucas casas e pertencia ao município de Guarapuava.

Conceição, filho de José Pereira da Cruz, morou em Campo Mourão até 1943, na época distrito de Pitanga. Com 19 anos fixou moradia em uma grande área de mata, onde anos depois surgiu Campina da Lagoa. A esposa (falecida há 8 anos), também tinha o nome de Conceição.

Apesar da idade, Conceição Pereira da Cruz é bem animado. Acorda cedo para cuidar da plantação de verduras e tirar leite das vacas. Após a morte da mulher, os filhos e netos, sempre estão com ele, principalmente a filha Terezinha Santana da Cruz (Terê), professora aposentada, que estudou Geografia na Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, e que atualmente mora em Campina da Lagoa.

Muito receptivo, o pioneiro, mostrou um pedaço da chácara e lembrou alguns momentos. "Somos da família dos Irmãos Pereira. Meu pai, e os irmãos vieram de São Paulo em busca de madeira. Meu avô não veio, ficou em São Paulo. Quando eu saí do 23, para Campina da Lagoa, Campo Mourão não existia, era só mata. Nossa família é muito grande com gente espalhada por toda essa região".

Perguntado sobre qual o segredo para chegar aos 95 anos, Conceição disse que come arroz e feijão com mandioca todos os dias, sem falar nas verduras orgânicas que ele mesmo planta e cuida. "Eu também como ovos todos os dias, das galinhas que eu tenho aqui, e digo, o cigarro é um veneno. Eu mais moço fumava cigarro feito de fumo de corda, mas parei faz tempo. Hoje o cigarro é um veneno".



voltar