Campo Mourão,
 
 
12/8/2019
FLÓRIDA
Flórida: mais uma cidade surgida no auge do café



Flórida está localizada a 143 quilômetros de Campo Mourão, na micro região de Maringá. Na imagem acima a principal praça da cidade tem ao fundo a Paróquia Santo Antônio de Pádua, que pertence a diocese de Apucarana. O município tem apenas 2.679 moradores, posicionando entre os 15 menores do Paraná. Em economia ocupa a posição 290 entre os 399 municípios paranaenses. Na cidade são cerca de 950 residências e na área rural 130. A média é de um automóvel por família. Conta com apenas 3 por cento de rede de esgoto.




A instalação oficial é registrada como 23 de agosto de 1960, data em que foi empossado o primeiro prefeito, mas foi em 15 de novembro de 1961, que tomou posse o primeiro prefeito eleito. Até então Flórida foi distrito de Astorga e em seguida de Iguaraçu. Flórida em espanhol significa "florido", ou seja muitas flores. Quem deu esse nome à cidade foi a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná.

A taxa de mortalidade infantil é alta na cidade com 31 óbitos para 1.000 nascidos vivos.




Na praça central de Flórida foi construído um palco especial para apresentações artísticas. As principais atrações turísticas são a Festa do Padroeiro Santo Antônio (junho) Cavalgada e Festeja Flórida (julho) e a Festa do Peão de Rodeio no mês de outubro. O local que atrai muita gente é o pesqueiro de nome "Balneário Flórida". Ali tem cascata, quiosques com churrasqueira, parque para as crianças e lanchonete.



voltar