Campo Mourão,
 
 
14/8/2019
ITAGUAJÉ
Itaguajé: está em uma região histórica



Itaguajé tem muitas árvores. O município conta com 4.568 habitantes e está localizado a 206 quilômetros de Campo Mourão na divisa com o Estado de São Paulo (região de Teodoro Sampaio). A taxa de alfabetização de crianças de 6 a 14 anos chega a 99 por cento. Em economia ocupa a posição 309 entre os 399 municípios paranaenses. Apenas 2 por cento da cidade tem rede de esgoto.




As pedras em petit pavet adotadas em várias praças do Paraná, principalmente nos anos 90 e depois substituídas por pedras mais firmes e mais fáceis de limpar, ainda ornamentam o calçadão de Itaguajé. Na cidade são 1.621 residências (2017) e na área rural mais 315.




Mas não é só no petit pavet que Itaguajé relembra outros tempos. O formato de propaganda em um dos cruzamentos da cidade, lembra aqueles totens dos anos 70. O município tem um pouco mais de 100 empresas comerciais e prestadoras de serviços e 9 indústrias de pequeno porte.




No canteiro que separa as duas vias de uma avenida no centro é possível estacionar carro, motocicleta, cavalo ou então colocar mesa e cadeiras para um bate papo.

O território onde surgiu a cidade foi visitado a mais de 400 anos com as expedições castelhanas e nas penetrações das bandeiras portuguesas. Por alí surgiu um reduto de índios batizados que viviam na redução de Nossa Senhora do Loreto. Esta redução foi fundada pelos padres jesuitas Mazete e Cstaldino.

Em 1629, os bandeirantes paulistas, na sua luta pela posse das terras, em busca de ouro, comandados por Antonio Raposo Tavares destruíram as reduções e expulsaram os Jesuítas e os dominadores castelhanos, reconquistando extensa faixa de terras para o Brasil.




Parte do município é banhado pelo Rio Paranapanema. Ali está a Usina Hidrelética Taquaruçú entre os municípios de Sandovalina (SP) e Itaguajé dividindo os dois estados. A Usina foi concluida em 1989, mas só foi inagurada em 1992.




Nascido em Minas, "Baiano", deixou Goiás em 1979 para trabalhar como eletricista na barragem da Usina de Taquaruçú. Gostou da região e não voltou mais. Formou uma família, abriu comércio com seu apelido no centro de Itaguajé.

Ele contou que a parte mais ao norte do Paraná sempre foi a preferida por mineiros e nordestinos por ser mais quente.




Itaguajé foi elevando a condição de município em 1954. Até então era distrito de Santo Inácio. Itaguajé surgiu com progresso do café. O nome Itaguagé, que vem do tupi-guarani que significa "pedra brilhante ou pintada", possivelmente pela existência de cristais de rocha ou quartzo na região. A paróquia é denominada de Nossa Senhora Aparecida.

Em novembro acontece no município o Torneio de Pesca Amadora do Tucunaré. Em dezembro tem Festa do Peão de Rodeio.

Para quem gosta de história em meio a mata existem resquícios da redução jesuítica do século XVI, como paredes de taipa e louças de cerâmica.



voltar