Campo Mourão,
 
 
29/8/2019
SANTA CRUZ DO MONTE CASTELO
Santa Cruz do Monte Castelo: homenagem aos "pracinhas"



Santa Cruz do Monte Castelo está localizada a 194 quilômetros de Campo Mourão e a 20 quilômetros da divisa com o Mato Grosso do Sul. Tem 8 mil e 92 habitantes, ocupando a posição 216 entre os 399 municípios paranaenses. No setor econômico é o 109º.




Menos de 10 por cento das residências são beneficiadas com a rede de esgoto. A taxa de mortalidade infantil média na cidade é de 7 para 1.000 nascidos vivos.




Até 1950 as de terras de Santa Cruz do Monte Castelo pertenciam ao Governo do Estado e foram compradas pela Colonizadora Santa Cruz, que dividiu a grande propriedade em terrenos urbanos, chácaras e fazendas. A princípio o nome era apenas Santa Cruz. O "Monte Castelo", foi acrescido por iniciativa de Júlio Mariucci, um dos fundadores, em homenagem a Monte Castelo na Itália, onde os pracinhas brasileiros lutaram na Segunda Guerra Mundial. Foi elevado a distrito de Paranavaí em 1953, e, um ano depois tornou-se município.




A Paróquia de Santa Cruz, pertence a Diocese de Paranavaí. Os principais eventos na localidade são: Expocastelo (janeiro); Festa da Leitoa a Pururuca (outubro) e Festa da Amizade em Dezembro. A cidade tem parque de exposições com arena de rodeio.

Santa Cruz do Monte Castelo, foi notícia nacional no ano de 2016 por ter sido o único município brasileiro que adotou o "Escola Sem Partido". Cartazes espalhados em escolas municipais informavam: "O professor não pode se aproveitar dos alunos para promover seus próprios interesses ou preferências ideológicas, religiosas, políticas e partidárias". A ruas centrais têm nomes de estados brasileiros e países da Europa.



voltar