Campo Mourão,
 
 
2/9/2019
Icaraíma e Porto Camargo
Icaraíma e Porto Camargo: opções de lazer e pesca



A cidade de Icaraíma está localizada a 173 quilômetros de Campo Mourão e a 12 quilômetros do Rio Paraná. O município tem 8.839 habitantes. Embora pequeno, o município atrai muitas pessoas devido as belezas naturais. No setor econômico ocupa a posição 240 entre os 399 do Paraná. Menos de 10 por cento da cidade tem rede de esgoto.




Icaraíma tem rios importantes. O Rio Paraná (foto), Rio Ivaí, Rio do Veado e Rio 215. No total são três portos fluviais. O mais importante é Porto Camargo. O município também é abrangido pelo Parque Nacional da Ilha Grande. Ele foi criado em 1997, a partir de um projeto do Instituto Ambiental do Paraná, desenvolvido pelo IBAMA.




O nome do município em Tupi-Guaraní é "Terra Abençoada" e na língua Caigangue, significa Lugar Sagrado. A colonização da região teve início em 1956, quando a Companhia Colonizadora do Norte do Paraná, iniciou a venda dos imóveis. Até 1960 foi distrito de Cruzeiro do Oeste.




A padroeira de Icaraima é Nossa Senhora Aparecida. Entre os principais eventos estão os três dias da Pesca ao Pacu no Rio Paraná (abril); Festa do Peão Boiadeiro (Setembro) e Festa em Louvor a Nossa Senhora dos Navegantes em Porto Camargo, realizada no mês de fevereiro.




O principal ponto de encontro é no distrito de Porto Camargo, que fica a 10 quilômetros do centro de Icaraíma (com asfalto). Tem restaurantes e pousadas. No cardápio quase todos os pratos são preparados com peixe. Um barqueiro nos contou que a maior quantidade de visitantes é de Cianorte, Campo Mourão, Umuarama e Maringá, vários deles com casas na localidade.




É possível fazer passeios de barcos pelo Rio Paraná. Os preços váriam de acordo com a quantidade de pessoas e também do tipo de barco. São várias prainhas.




Da ponte sobre o Rio Paraná, é possível avistar Porto Camargo e também uma das praias de água doce. A ponte tem quase 2 quilômetros de extensão e liga Icaraíma ao município de Naviraí no Mato Grosso do Sul. A obra foi iniciada no final dos anos 80 e faz parte da chamada "Estrada Boiadeira". Um novo trecho da estrada está sendo pavimentado entre Cruzeiro do Oeste e Icaraíma. De Cruzeiro a Campo Mourão o trecho foi concluído.



voltar