Campo Mourão,
 
 
5/9/2019
MOREIRA SALLES
Moreira Salles: cidade criada pelo fundador do Unibanco



Moreira Salles está localizada a 80 quilômetros de Campo Mourão. Tem 12 mil 606 habitantes. Figura na posição 154 entre os 399 municípios paranaenses. No setor economico está em 327º. O município tem 5 mil 219 ligações de energia elétrica, das quais 626 na área rural (2017). Pouco mais de 200 residências têm rede de esgoto.




O padroeiro de Moreira Salles é São João Batista. A data é comemorada no centro da cidade, com grande festa, por vários dias. O município também realiza a ExpoSalles, incluindo rodeios e shows. O evento acontece no Parque de Exposições




A cidade tem o nome do fundador João Moreira Salles, dado por ele mesmo. Em 1950, comprou as terras daquela região para colonização e plantio de café. Em 1960 foi emancipado de Goioerê.

MOREIRA SALLES - João Moreira Salles, é fundador do que hoje é o maior banco privado do Brasil, o Itaú Unibanco. Até morrer foi presidente do Conselho de Administração e maior acionista do Banco Moreira Salles, da União de Bancos Brasileiros e do Unibanco, antecessores do atual conglomerado.

Entre 1950 a 1960, através da Companhia Exportadora e Importadora União, João Moreira Salles comprou 370 mil hectares nas regiões de Goioerê e Campo Mourão. Salles faleceu em 2 de março de 1968.




Uma curiosidade é que o nome da avenida principal é denominada "João Theotônio Moreira Salles Netto". É a mesma pessoa. Quando criança foi batizado João Theotônio Salles. No lugar de Theotônio, foram incluídos "Moreira", um dos sobrenomes da mãe e também o "Netto". No nome da avenida foram incluídos nome de batismo e as alterações.




A Paróquia São João Batista pertence a diocese de Campo Mourão. Uma das empresas mais conhecidas de Moreira Salles é a indústria de alimentos Mandela com destaque para o café e feijão.

Moreira Salles tem duas emissoras de rádio FM.

O nome Salles do fundador tem dois "L", mas quase ninguém leva isso em conta e escreve apenas com 1.

A cultura da soja abrange 13 mil hectares. A cana de açucar está em 6.500 hectares. Também é grande a produção de frangos e ovos.

A cidade conta com agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.



voltar