Campo Mourão,
 
 
9/9/2019
JUSSARA
Jussara: perdeu 70 por cento da população com a crise do café



Jussara está localizada a 84 quilômetros de Campo Mourão, às margens da PR-323, entre Cianorte e Maringá. Tem 6.983 habitantes. Até 1955 foi distrito de Engenheiro Beltrão. A maior área de agricultura é com soja. Em seguida milho e cana.




Geralmente as entradas das cidades apresentam buracos no asfalto devido ao tráfego pesado, mas em Jussara, um dos acessos teve esse problema resolvido com "pedra bruta": o paralelepípedo.

Em Jussara funciona desde 1981 uma destilaria de álcool da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, empresa que fundou cidades como Londrina, Maringá, Cianorte, Arapongas, Apucarana e Umuarama.




Jussara tinha uma parada de trem. Hoje, parte dos trilhos não existe mais, e o que sobrou é dificil de enxergar (foto). A estação de Jussara foi inaugurada em 1967, e, fazia a linha Cianorte a Maringá (desativada no começo dos anos 80).

Entre os municípios de Jussara e Japurá, em meio a uma floresta administrada pela Companhia Melhoramentos, está localizada a chamada "Lagoa Azul" . Trata-se de lago da Era Glacial. Essa lagoa não é aberta visitação, como forma de preservação (fotos podem ser encontradas na internet).




Jussara surgiu em 1951 com a demarcação das terras pela Companhia Norte do Paraná. O município chegou a ter 17 mil habitantes, mas muitos foram embora após a crise com os negócios do café.




A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, pertence a Diocese de Campo Mourão.

O setor industrial é o que mais emprega no município, gerando cerca de 800 empregos. Além de usina de álcool conta com fabricas de telhas.



voltar