Campo Mourão,
 
 
9/9/2019
ALTO PARAÍSO
Alto Paraíso: mudou de nome por causa do Ratinho



Alto Paraíso está localizada a 170 quilômetros de Campo Mourão e a 12 quilômetros da divisa com o Mato Grosso do Sul. O município tem apenas 3.206 habitantes, figurando entre os 30 menores do Paraná. Parte do território é banhado pelo Rio Paraná, onde está o Porto Figueira. A taxa de escolarização de crianças entre 6 e 14 anos é de 99 por cento. Em economia está na posição 174 dos 399 municípios paranaenses.




Menos de 10 por cento da cidade conta com rede de esgoto. Tem muitas árvores na área central, porém pouca arborização nos setores mais afastados. Por alí passam muitas pessoas que vão pescar em Porto Camargo (Icaraíma) e Porto Figueira. O local também é passagem para quem vai ou vem do Mato Grosso do Sul, principalmente via Narivaí ou Itaquiraí.




A região de Alto Paraíso foi colonizada pela Companhia Brasileira de Imigração e Colonização (Cobrinco), hoje sediada em Osasco (SP) e denominada de Santa Maria Agropecuária Industrial. Os primeiros habitantes chegaram por volta de 1950. A localidade chamava-se "Vila Alta". Virou distrito de Umuarama em 1977, e município em 1990, com instalação em janeiro de 1993.




O nome de "Vila Alta" para Alto Paraíso, só aconteceu em 2004. Dizem por lá que foi por iniciativa do apresentador de televisão Ratinho do SBT. Alguns moradores relatam que Ratinho, que tinha fazenda no município, considerava o termo "Vila" inadequado para uma cidade.

Então foi realizada uma eleição para definir outro nome. Entre as opções estavam: Alto Paraíso, Cidade Alta e Campos Verdes. No dia 18 de fevereiro de 2004, os deputados estaduais aprovaram na Assembleia a troca de nome.




Em Alto Paraíso está instalada a indústria de alimentos Amafil (foto). A mandioca ocupa 1.745 hectares contra 220 hectares de soja e 65 de milho. Com cana são 690 hectares. No município estão entre 110 a 120 mil cabeças de gado, um dos maiores rebanhos do Paraná. Na cidade funcionam pouco mais de 90 empresas.




A Paróquia Nossa Senhora de Fátima (foto) pertence a Diocese de Umuarama.

O evento mais tradicional de Alto Paraíso é a Festa do Peão, realizada em maio. Antecendo a festa tem a eleição da Rainha.

A cidade tem agência do Bradesco e serviços da Caixa através da Casa Lotérica.



voltar