Campo Mourão,
 
 
16/9/2019
FLORAÍ
Floraí: cidade onde nasceu a atriz Nicole Puzzi



Floraí é um município da região de Maringá, localizado a 129 quilômetros de Campo Mourão. O município tem 4.953 habitantes. As principais ruas e avenidas são nominadas com nomes de personalidade da história do Brasil como José de Alencar, Rui Barbosa, Pedro Álvares Cabral, Santos Dumont, Duque de Caxias e Monteiro Lobato. Floraí é mais um dos municípios fundados pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, a mesma de Londrina, Maringá, Cianorte, Umuarama entre outras.




A companhia começou a vender os primeiros lotes em 1946. E a primeira área de terra passou a se chamar Fazenda Santa Flor. Naquela época se espalhou pelo Brasil que as terras do norte do Paraná eram férteis e fáceis de comprar e por isso várias vilas foram surgindo. No contrato de compra e venda, existia uma cláusula que resguardava à Companhia Melhoramentos ou ao Estado o direito de construção de uma estrada de ferro e rodovias.




Os primeiros cafezais produtivos de Floraí surgiram em 1952, e Floraí cresceu muito rápido. Foi elevado a município em 1955, deixando de pertencer a Nova Esperança. O golpe veio com a geada de 1975, sem os estímulos governamentais de antes, a cafeicultura entrou em queda, incapaz de se recuperar. Caiu o número de moradores. A exemplo de outros municípios a população recorreu aos centros maiores como Maringá, Umuarama, Londrina, Paranavaí e Apucarana.




A imagem acima mostra a praça principal de Floraí tendo ao fundo as instalações da prefeitura e câmara dos vereadores. Soja e milho são as lavouras mais plantadas.

A indústria emprega cerca de 250 pessoas; o comércio em torno de 150 e a prestação de serviços outras 300. A cidade tem pouco mais de 1.900 residências das quais 300 têm rede de esgoto. A cidade tem uma emissora comunitária de rádio FM.




A Paróquia Imaculada Conceição pertence a Arquidiocese de Maringá. Um dos grandes eventos de Floraí é a Festa das Nações realizada na praça central em vários dias no mês de junho. Inclui shows com artistas de renome nacional.

Floraí vem do verbo florar ou florear. A grafia correta do nome da cidade é com acento agudo no "i".

Uma das pessoas mais conhecidas é a Dona Andressa que vende cachorro quente em um carrinho especial. Todos elogioam o hot dog.

Quem nasceu em Floraí é a atriz global Nicole Puzzi, filha de fazendeiros do município. Fez sucesso nos anos 70 e 80 com vários filmes pornôs. Na televisão participou de novelas na Globo, SBT e Bandeirantes. Na TV teve destaque como a médica Luísa na telenovela Barriga de Aluguel de Glória Perez.



voltar