Campo Mourão,
 
 
16/9/2019
XAMBRÊ
Xambrê: cidade da jogadora Thaisa da seleção de futebol



Xambrê é uma cidade localizada a 127 quilômetros de Campo Mourão e que integra a região de Umuarama. O município tem 5 mil 728 moradores. Está na posição 266 entre os 399 do Paraná. Em economia ocupa o 388º lugar. A principal avenida (foto), que leva o nome do fundador Alberto Byington, tem cerca de 1 quilômetro e meio de extensão e conta com um largo canteiro que transforma todo o trecho em jardim.




A avenida principal tem 3 rotatórias, em uma delas (foto) fica a Casa da Cultura. Menos de 20 por cento da cidade tem rede de esgoto. O nome Xambrê, faz referência ao Rio com o mesmo nome. Mas vários moradores disseram que o nome é ligado ao engenheiro francês Chambert ou de origem indígena, referindo-se ao cacique Jambrê, que tinha na época, grande influência no Vale do Piquiri.




A segunda rotatória da avenida principal para quem segue no sentido a Alto Paraíso (foto), pode ser considerada como a principal praça da cidade. Até 1961, Xambrê era distrito de Cruzeiro do Oete. Nos anos 1.600 a região era ocupada por muitas tribos indígenas, mas desapareceram após ações dos bandeirantes. Somente no século 20 é que se registra novamente a presença de pessoas naquela área. A cidade começou a ser formada em 1950, quando as terras foram compradas pela Companhia Byington de Colonização.




Na terceira e maior rotatória da avenida principal, funcionam as secretarias municipais de esporte e da agricultura e pecuária. Sendo o ponto mais alto, em um dos espaços foi instalada uma estátua religiosa, "para abençoar a cidade", citam os fiéis.

As maiores áreas com agricultura estão com cana e mandioca. Apenas 385 hectares de soja. Destaque também para o rebanho bovino e criação de frangos, O setor industrial emprega cerca de 250 pessoas. Em torno de 400 pessoas trabalham nos setores comercial e prestação de serviços. A cidade tem 1.782 residências (2017); 103 empresas comerciais e 8 industriais.




A Paróquia Nossa Senhora do Carmo, pertence a Diocese de Umuarama. Em janeiro o município realiza a Festa de São Sebastião. A festa da padroeira é realizada em julho (dia 16). No mesmo mês acontece a festa do aniversário do município (26).

Em Xambrê, nasceu a jogadora de futebol, Thaisa Moreno, destaque da seleção brasileira feminina. Ela é filha de um comerciante e de uma professora da cidade. Em 2019, após atuar pela seleção brasileira na Copa do Mundo foi contratada pelo Real Madrid.




O local mais frequentado pelos moradores é a Prainha do Rio Xambrê. Fica na divisa com o município de Umuarama. Tem lanchonete, quiosques e sanitários. É administrado pela prefeitura.

Um fato curioso que os moradores lembram é quando um velório foi interrompido pela polícia e o falecido foi levado ao IML. O que preocupa a população é o assoreamento do Rio da Abelha.



voltar