Campo Mourão,
 
 
27/9/2019
MUNHOZ DE MELLO
Munhoz de Mello: perdeu 10 mil moradores após geada



A principal avenida de Munhoz de Mello (foto) é o prolongamento da PR-550, que serve de ligação com Astorga e Santa Fé. Nessa via denominada de "Getúlio Vargas", tem lotérica, agência do Bradesco, e um bom local para tomar chopp. A cidade está localizada a 135 quilômetros de Campo Mourão e pertence a região de Maringá.




Até 1956 foi distrito de Astorga. O aniversário é comemorado em 3 de novembro. Tem 3.958 habitantes. Em população é a 350ª entre os 399 municípios do Paraná. Em PIB per capita é a 274º. Apresenta 8% de domicílios com esgotamento sanitário adequado. Na imagem acima a "Academia Municipal de Saúde".




Pela ordem, as maiores áreas de agricultura são de soja (5.000 hectares); milho (4.200) e cana (2.250). O café que provocou o surgimento da cidade ocupa hoje apenas 20 hectares. No município também existe uma grande produção de frangos e um ótimo plantel bovino.




Davi Oliveira, mais conhecido por "Mexicano", disse que o setor industrial que mais emprega em Munhoz de Mello é de confecções e o Frigorífico Frimais, que produz linguinças, salames e salsichas. O primeiro nome da localidade foi Interventor Manoel Ribas, mas com a emancipação passou para Munhoz de Mello, em homenagem ao então presidente do Tribunal de Justiça do Paraná. Com a geada de 1975, que dizimou os cafezais o município perdeu cerca de 10 mil habitantes.




São Sebastião é o nome da Paróquia, que pertence a Diocese de Apucarana.

Munhoz de Mello tem como prato típico, o “Porco Sertanejo", com palmito assado, que é servido em ocasiões especiais. Tem ainda a festa da “Leitoa Vileira" no forno de lenha. Em janeiro, acontece a festa do padroeiro, quando é servida costela assada em fogo de chão.

Em novembro, durante o aniversário, acontece a Exposição com shows, rodeios e praça de alimentação.



voltar