Campo Mourão,
 
 
30/9/2019
FAXINAL
Faxinal: município turístico de montanhas e cachoeiras



Faxinal é um município com 17 mil 185 habitantes localizado a 165 quilômetros de Campo Mourão. Em população está na posição 109 entre os 399 do Paraná. Em economia está em 228º. A mortalidade infantil é de 9 para 1.000 nascidos vivos. Trinta por cento da cidade tem rede de esgoto. Faxinal é considerado município turístico do Paraná.




Faxinal começou a surgir nos anos 30, quando uma colonizadora inglesa comprou a área de terras que pertencia ao Estado. O nome faxinal vem do italiano "fascina" e significa “campos abertos de matos curtos”. O sufixo “al” origina-se do latim “ale”, significando coleção ou quantidade. Por estar entre a estrada que ligava Apucarana a Ivaiporã a localidade cresceu rápido.

De acordo com a prefeitura o Termo "FAXINAL" será tombado pelo Patrimônio Cultural do Paraná, tendo um sentido mais amplo que o encontrado no dicionário: Uma quantidade de terra que não era habitada e ainda sem proprietário, que foi conquistada por desbravadores. Cada um desses desbravadores fica com um pedaço dessa terra, mas não dividem as propriedades com cercas e todos criam seus animais soltos nas terras um dos outros, identificados pelas marcas de cada um.




Faxinal também é conhecida como a Capital do Tomate. Até 1951 foi distrito de Apucarana. Lá está a serra do Marumbi com 820 metros de altura. O município integra o sistema "Serra do Cadeado". A geografia de altos e baixos faz com Faxinal tenha mais de 70 cachoeiras, atraindo turistas e aventureiros de escaladas em rapel.

Uma das opções para visitação e descanso é o Hotel Fazenda Luar de Agosto. Ali tem uma cachoeira com mais de 100 metros de altura, toboágua, restaurante, lanchonete e piscina de água oriunda de minas.




Uma das atrações de Faxinal é a Caminhada do Monge. É um passeio que começa com café e passa por belezas naturais, orações e pedidos. Tem ainda o "Pedal do Milho", passeio de bicicleta por pontos turísticos. O município também realiza etapa brasileira de Motocross. Para mais informações sobre o turismo em Faxinal basta entrar em contato com telefone da prefeitura: 43-3461-4290.




O comércio de Faxinal gera em torno de 700 empregos. A prestação de serviços mais 1.000 e o setor industrial emprega cerca de 600 pessoas. Conta com agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. A área urbana possui mais de 5.600 residências.




Faxinal tem duas paróquias. A principal (foto) São Sebastião e Maria Mãe da Unidade, localizada no Jardim São Pedro. Pertencem a Diocese de Apucarana.




De uma ponta a outra, a cidade de Faxinal tem 5 quilômetros de "comprimento" por 1 quilômetro e meio de "largura".





Uma curiosidade no comércio de Faxinal é que na campanha de Natal, a Associação Comercial e Industrial faz o sorteio de vale compras. O detalhe é que cada loja participante terá um cliente premiado. Já o maior prêmio vale para todas.



voltar