Campo Mourão,
 
 
2/10/2019
SANTA FÉ
Santa Fé: capital brasileira da fotografia



A cidade de Santa Fé está localizada a 140 quilômetros de Campo Mourão e integra a região de Maringá. Santa Fé é considerada a Capital da Fotografia por abrigar cerca de 60 empresas especializadas em formaturas e casamentos. Calcula-se que essas empresas produzam 50 mil fotografias por dia para todo o Brasil. Várias delas têm filiais em outros estados. Cerca de 15 por cento da população tem sua renda baseada nessa atividade. Em 2011, a cidade ganhou um portal com o tema elaborado pelo artista plástico e escultor Luiz Antonio Gagliastri.




O nome Santa Fé, é oriundo de Gleba Núcleo Santa Fé. Esse núcleo foi criado devido a construção da Estrada com o mesmo nome nos anos 1920. Alguns pioneiros dizem que a ideia apareceu de um filme mexicano chamado "Estrada Santa Fé", grande sucesso no período de colonização. Até 1955, o município foi distrito de Astorga.




Um fato que despertou o interesse de pessoas por Santa Fé, principalmente nos anos 40 e 50, foi um pequeno filme que era apresentado nos cinemas de várias cidades brasileiras, destacando a pujança e as terras férteis do local. O filme foi produzido e elaborado pela empresa Rossi Filmes, que tinha sede em Londrina. Várias cidades paranaenses se utilizaram desse expediente. Na época o cinema e o rádio eram os principais meios de comunicação.




A Paróquia Nossa Senhora Graças de Santa Fé, tem um fato curioso. Pertenceu a 3 dioceses. Londrina, Jacarezinho e agora Apucarana. A história registra que na madrugada do dia 10 de outubro de 1972, um ciclone destruiu centenas de casas e a igreja.

Santa Fé tem 11 mil 885 habitantes. Em população ocupa a posição 186 entre os 399 municípios do Paraná. Em economia esta na 307ª colocação.




Esporte e Cultura: a biblioteca municipal de Santa Fé, está localizada ao lado do Ginásio de Esportes.

O município conta com indústrias de confecções, alimentícias, móveis, abatedouro de aves e fábrica de macarrão.

As áreas de soja e milho ocupam 14 mil hectares. A cana é cultivada em 3 mil hectares.

A indústria gera mais empregos que o comércio: 900 contra 600. A prestação de serviços emprega em torno de 1.000 pessoas. Na área urbana são cerca de 4 mil residências e mais da metade está ligada à rede de esgoto. Para descanso e lazer o município abriga Hotel Fazenda.



voltar