Campo Mourão,
 
 
7/10/2019
CORUMBATAÍ DO SUL
Corumbataí do Sul: município da diversificação agrícola



Cercada de morros por todos os lados a cidade de Corumbataí do Sul, está localizada a 52 quilômetros de Campo Mourão (via Luiziana), mas em linha reta a distância é de apenas 28 km. É um município praticamente sem atividade industrial. Tem cerca de 50 empresas comerciais.




Corumbataí do Sul tem 4.002 habitantes. Destes, 1.998 moram na área urbana. Em população figura na posição 332 dos 399 municípios paranaenses. Em economia está na 361ª colocação. Quase 40 por cento da cidade tem rede de esgoto. A área urbana tem cerca de 1.000 residências.




A história relata que o local foi habitado pelos índios "Botocudos" e aldeias instaladas por jesuítas. Até 1989 foi distrito de Barbosa Ferraz. Uma curiosidade é que os nomes das ruas e avenidas homenageiam tribos indígenas. As duas principais avenidas são a Caramuru e Guarani.




"Corumbataí" é uma referência ao Rio Corumbataí. O "do Sul" é para diferenciar de Corumbataí, no estado de São Paulo. A agricultura se destaca pelo plantio de soja com 4.100 hectares. A área com café está em 210 hectares. O rebanho bovino é estimado em 18 mil cabeças.




Corumbataí do Sul conta com uma réplica do Cristo Rendentor do Rio de Janeiro. Tem 16 metros de altura e começou a ser construído em 2008 no ponto mais alto da cidade. A obra gerou polêmica pelo valor (estimado na época em 50 mil reais). Estima-se que tenha custado próximo de 50 mil reais aos cofres públicos, e por isso causou discórdia entre a população e poder público.

O fato mais pitoresco da estátua é de um pedreiro que subiu até a "cabeça do Cristo" e ameaçou se jogar. Ele havia ajudado a construir o monumento




A Paróquia São Pedro pertence a Diocese de Campo Mourão. O principal diferencial de Corumbataí do Sul com outros municípios da região, é que devido ao terreno "acidentado", a agricultura é bem variada. O município produz caqui, laranja, goiaba, maracujá entre outras. As frutas são comercializadas para indústrias de polpas. Existe a Coopracor, cooperativa que reune centenas de pequenos agricultores.

O prato típico é o cabrito apressado. O evento acontece em maio durante os festejos do aniversário do município. Outra atração é a Cavalgada de São Pedro.



voltar