Campo Mourão,
 
 
13/10/2019
CAPITÃO LEÔNIDAS MARQUES
Capitão Leônidas Marques: história, curiosidades e eventos



Capitão Leônidas Marques é um município de 15.780 habitantes, localizado a 248 quilômetros de Campo Mourão. Integra a micro região de Cascavel. Está entre os 40 municípios (37º) com a melhor renda per capita do Paraná. O que mais se planta por lá é soja, milho, trigo e feijão. Destaque também para o rebanho bovino, criação de frangos e produção de leite. Das 4.600 famílias, 1.200 ainda moram na área rural.




Capitão Leônidas Marques teve inicio na década de 50 com o estabelecimento dos primeiros moradores oriundos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O primeiro nome foi "Aparecida do Oeste". Em 1964 foi elevado à município. O nome é uma homenagem ao capitão do exército, que representou o Governo do Paraná, na solução de problemas fundiários no sudoeste paranaense.




Paróquia Nossa Senhora da Salette (Freis Capuchinhos), que também homenageia São Francisco de Assis.

Um dos destaques da economia em Capitão Leônidas Marques é a produção de madeira e móveis. São 30 indústrias que empregam entre 700 a 800 pessoas dependendo da época do ano. A prestação de serviços gera cerca de 1.100 empregos e o comércio mais 800. Conta com agências da Caixa e Banco do Brasil. A média é de 2 veículos automotores por família.




Em Capitão Leônidas Marques acontecem festas gaúchas, rodeios, e, em abril os festejos do aniversário. Outro evento tradicional é o encontro de carros antigos que é realizado uma vez por ano, em setembro.




O encontro de carros antigos tem shows ao vivo, com músicas que foram sucesso nos anos 60 e 70. Começa pela manhã e só termina a noite. Ao redor barracas de lanches, porções, cerveja e chopp.




Além de automóveis antigos, alguns são de "fabricação própria". A cada ano cresce a quantidade de participantes, reunindo expositores e visitantes de várias cidades do Paraná, principalmente do oeste e sudoeste do Estado.




Alguns veículos se destacam pelo sucesso. O modelo da foto acima é um Mitsubishi que muitos consideram como sendo o "Relâmpago McQueen", da série de filmes "Carros". Mas existem controvérsias. Lá mesmo no evento, algums diziam que o "Maqueen" foi baseado em um Mazda RX8 da linha 2011 ou Corvette C7 ZR1. Esses debates por lá são bem legais e envolvem vários automóveis em exposição.





As picapes antigas ou restauradas são atrações à parte, principalmente as dos anos 50 e 60, quando ainda eram arrendondadas. Nos anos 70 a indústria passou ao formato mais quadrado.




O evento de Capitão Leônidas Marques atraem empresas de acessórios automotivos e lembranças, como a da foto acima que é da cidade de Francisco Beltrão.



voltar