Campo Mourão,
 
 
20/10/2019
CALIFÓRNIA
Califórnia: vários famosos nasceram lá



A cidade de Califórnia pertence a região de Apucarana e está localizada a 164 quilômetros de Campo Mourão via Floresta/Itambé e 171 km passando por Maringá. Tem 8.570 moradores. No setor econômico está na posição 371 entre os 399 municípios paranaenses. É cortada pela famosa "Rodovia do Café". A cidade tem agências da Caixa, Banco do Brasil e Banco Itaú.




Califórnia começou a surgir em 1942 com a chegada dos primeiros moradores oriundos de Minas Gerais. Foram atraídos pelo café e o preço barato dos terrenos. Foi distrito de Apucarana e Marilândia do Sul. A emancipação ocorreu em 1954. O nome foi ideia do fundador Alberto Duplessés, por considerar a localidade parecida com a região da Califórnia nos Estados Unidos.




Em Califórnia nasceram o Fabiano da dupla César Menotti e Fabiano, Dailza Damas, nadadora, que foi a primeira brasileira a atravessar a nado o Canal da Mancha, João Lopes, cantor e autor da canção "Bicho do Paraná" e o ex-governador Orlando Pessuti.

Desde 1988 o município conta com a indústria de baterias para automóveis, caminhões e máquinas agrícolas "Bats". A fábrica foi uma das pioneiras no Brasil a utilizar um inovador projeto americano na produção de baterias em linha contínua. Outras atividades industriais são a produção de móveis, produtos e couro e metalúrgicas.






A Igreja Matriz São Francisco de Assis, é conhecida por ter uma das maiores torres do Paraná. A arquitetura é no estilo gótico.

Entre as atrações do município está o Sítio Fonte Água Viva. O local conta com academia de ginástica, campo de futebol, piscina, pousada, playground, quadra de bocha, represa para pesca, salão de festas, salão de jogos e pista de caminhada. E ainda traz atividades como acampamento, caminhada, pesca e passeio hípico.




Califórnia sedia etapa da Copa Paraná de MotoCross. O município não tem prato típico. Mas pelo comércio e ruas da cidade você encontra produtos locais de excelente qualidade como queijo, feijão tropeiro, torresmo, leitão a pururuca, bolo de milho e doces caseiros. Lá mora a Tia Lu, famosa por fazer paçoca. A cidade tem cerca de 300 empresas comerciais



voltar