Campo Mourão,
 
 
20/10/2019
BOA VISTA DA APARECIDA
Boa Vista da Aparecida: lá é feriado no Dia do Colono



Boa Vista da Aparecida é uma cidade do Oeste do Paraná, que integra a micro região de Cascavel. Está localizada a 246 quilômetros de Campo Mourão. O município tem 7.591 habitantes. A taxa de escolarização das crianças de 6 a 14 anos chega perto dos 100 por cento. Em economia ocupa a posição 360 entre os 399 municípios paranaenses. Apenas 14 por cento da cidade conta com rede de esgoto.




Boa Vista da Aparecida começou a se formar a partir de 1950 com a corrente migratória de gaúchos e catarinenses que procuravam novas terras. Também recebeu muitos produtores que não tiveram sorte com o café na região Norte do Estado. Chamada de Boa Vista por causa da paisagem recheada de morros, em 1970, adotou também a denominação "Aparecida" como devoção à Santa. Em 1981 o município foi emancipado de Capitão Leônidas Marques.




O aniversário é comemorado no dia 22 de dezembro. Na agricultura destaque para soja, trigo, milho e feijão. Também é grande a produção de frangos e possui rebanho bovino estimado em 28 mil cabeças. O setor industrial emprega pouco mais de 100 pessoas. No comércio estão empregadas cerca de 200 pessoas. Outras 600 exercem atividades na prestação de serviços.




Estão cadastradas na prefeitura 2.739 residências (2018). O mesmo cadastrao informa que são 264 empresas comerciais e 56 consideradas como indústrias.

Morte do prefeito - Um fato muito lembrando pela população, foi a morte do primeiro prefeito eleito do município. Cícero Barbosa Sobrinho, morreu em acidente antes da posse e o cargo foi ocupado pelo vice Álvaro Calef. Em homenagem uma das principais ruas da cidade tem o nome dele.




A paróquia Nossa Senhora Aparecida pertence a diocese de Cascavel.

Em Boa Vista da Aparecida, as escolas municipais e estaduais promovem em agosto o evento "Meu Paizão de Carrão". Trata-se de uma rifa de carro popular usado. A renda é distribuida entre as escolas participantes.

Outro evento famoso é o "Festival Canto das Águas", realizado em maio. É um festival de música gospel e sertaneja para moradores do município.

A abertura do Natal no município acontece com festa no centro da cidade. Lá tem um "trenó" com dez metros de comprimento, onde o Papai Noel desfila.

No Dia do Colono, 25 de julho, é feriado municipal.



voltar