Campo Mourão,
 
 
25/10/2019
SÃO MANOEL DO PARANÁ
São Manoel do Paraná: turismo, segurança e um app para reclamar



São Manoel do Paraná, é uma cidade da região de Cianorte, localizada a 104 quilômetros de Campo Mourão. Está entre os 10 menores municípios do Paraná com 2.160 habitantes e figurando na posição 394 entre os 399 do Estado. Tem um dos menores índices de homicídio, furtos e roubos.




A principal via da cidade, a Avenida Rondon, concentra mais residências do que empresas. Em economia está na posição 248. A média é de 2 salários mínimos por habitante. Apenas 3 por cento da cidade tem rede de esgoto.




A área onde está o município de São Manoel do Paraná já foi habitada pelos índios Cariris. O patrimônio começou a ser formado na década de 50 por produtores de café. No início era chamado de "São Manoel" e pertencia ao município de Indianópolis. Foi elevado a município em 1990 e elegeu o primeiro prefeito em 1992. Após a emancipação foi acrescentado o nome "Paraná".




Embora tenha nome de santo, a padroeira é Nossa Senhora do Rosário do Rocio. A data é comemorada com festa no dia 15 de novembro. A paróquia pertence a diocese de Umuarama. A cidade tem pouco mais de 600 residências, cerca de 50 empresas comerciais e quatro pequenas indústrias.

CURIOSIDADE - Em São Manoel do Paraná existe um aplicativo que o morador instala no celular para fazer reclamações e solicitar serviços junto a prefeitura. Pelo mesmo aplicativo a prefeitura informa sobre obras, serviços e eventos.




A foto acima é de um enfeite instalado em frente ao palco durante as comemorações do 29º aniversário, dia 13 de setembro de 2019 (Praça Paraná).

No município existe o Patrimônio Natural Caraguatativa que pertence a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. Trata-se de uma reserva particular com 222 hectares. A mata tem plantas medicinais e grande variedade de aves e animais silvestres. Ainda no local a "Lagoa Preta" e trilhas. A visita ao local é agendada na secretaria municipal do meio ambiente.



voltar