22/3/2021 - DOIS VIZINHOS -





Dois Vizinhos: muitas indústrias e desenvolvimento



A cidade de Dois Vizinhos está localizada a 336 quilômetros de Campo Mourão. Entre os 399 municípios paranaenses ocupa a posição 44 em população. Pela estimativa do IBGE realizada em 2020, são 41 mil e 38 habitantes. Em PIB per capita é a 89ª no Paraná. Metade da cidade tem rede de esgoto.



Na principal praça de Dois Vizinhos, um monumento relembra a "Revolta dos Posseiros". Foi um levante realizado por colonos e posseiros armados iniciado em 10 de outubro de 1957 como forma de repúdio aos sérios problemas de colonização da região que se estabeleceu entre posseiros, colonos, companhias de terras grileiras, e os governos federal e estadual.




Graças a empresa Sadia, hoje BRF, Dois Vizinhos conquistou em 2005, o título de Capital Nacional do Frango. A BRF é o maior abatedouro de aves da América Latina e o município é lider nacional na produção de frangos. Além disso, produz 15 milhões de ovos por mês. São nada mais nada menos que 1.204 aviários e cerca de 20 empresas que atuam em parceria com a BRF.




Dois Vizinhos tem mais de 150 indústrias de vários setores como têxteis, máquinas industriais, móveis e alimentos. No total eles empregam mais de 3 mil pessoas. Em torno de 40 por cento do PIB do município é oriundo do setor industrial. Além da Sadia/BRF, também opera na cidade a empresa Miolar que abate bovinos e suínos. É sede da COASUL, cooperativa agroindustrial, com mais de 1.700 associados.




O aniversário de Dois Vizinhos é comemorado no dia 28 de novembro. São vários dias de festejos incluindo shows nacionais no Parque de Exposições. A festa se junta com as comemorações de Natal. As atividades ocorrem em vários pontos da cidade. Um exemplo é o Festival da Canção "Canto Dourado" que acontece no Lago Municipal. A grande atração é a Expovizinhos. O prato típico é o "Leitão a Dois Vizinhos".






Dois Vizinhos tem o sistema rotativo para estacionamento. São 1.000 vagas com a cobrança. O tempo máximo de estacionamento é de 2 horas, mas como o pagamento é pela placa do veiculo, o motorista pode usar o tempo estacionando em outro local. As principais avenidas de Dois Vizinhos são em duas pistas separadas por meio-fio. Mas tanto a "Rio Grande do Sul" (foto acima), quanto a "Presidente Kennedy" não comportam dois carros lada a lado. Na Rio Grande do Sul tem estacionamento diagonal. O problema é sair, pois tem muito tráfego. No nosso caso, após aguardar um bom tempo, um "caridoso" motorista parou para que a gente pudesse deixar o estacionamento. Ou seja: é fácil estacional, mas difícil para sair.




Em Dois Vizinhos, Sudoeste do Paraná, tem o projeto "Vá de Bike". São várias estações com bicicletas disponíveis para a população. O morador faz um cadastro. Depois é só pegar a bicicleta, fazer o seu trajeto e deixar em outra estação da cidade. Para segurança as "magrelas" contam com cadeado e a responsabilidade fica por conta do ciclista. A iniciativa é da Associação dos Ciclistas de Doiz Vizinhos, empresas patrocinadoras e prefeitura. O objetivo é criar mais estações.




Dois Vizinhos tem esse nome por causa de um rio que passa pelo município. Até o começo de 1950 só era possível chegar lá por cavalo ou pelo rio. Em 1953 foi elevado a distrito de Pato Branco, e em 1960 ganhou a condição de cidade. A instalação ocorreu em 28 de novembro de 1961, com a posse do primeiro prefeito. Quem nasce lá é denominado de "duovizinhense".




Dois Vizinhos conta com a Unisep, uma das maiores instituições de ensino superior do Paraná. O Campus foi inaugurado no dia 7 de junho de 2001, e tem uma área supeior a 1 milhão de metros quadrados. A instituição possui um anfiteatro com 2.286 metros quadrados e capacidade para 800 pessoas.




A Unisep é tão grande que possui um zoológico com 363 mil metros quadrados. São quase 400 animais de 96 espécies. Entre eles estão: tigres de bengala, leões, jacarés, pumas, macacos, aves e cobras. O zoológico é aberto ao público mediante o pagamento de ingresso. Em nossa visita o espaço encontrava-se fechado por causa da pandemia.




Dois Vizinhos também tem o campus da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). O local onde surgiu a universidade era um Colégio Agrícola que iniciou as atividades em 1997. Em 2001 foi incorporado ao Sistema CEFET. Em 2005, o CEFET em todo o Paraná foi transformado em UTFPR.




Entre os cursos oferecidos pela UTFPR de Dois Vizinhos estão: Agronomia, Engenharia de Software, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia Florestal, Licenciatura em Ciências Biológicas e Zootecnia. Na cidade também atua a Faculdade particular Unisep com 11 cursos de gradução e 3 de pós graduação. Tem ainda a Escola do Senai.




Em Dois Vizinhos, um Fusca "fantasiado" de Herbie. O lendário Herbie dos filmes, é um modelo 1953. Esse da foto é um Fuscão dos anos 70.




A Comarca de Dois Vizinhos é de entrância intermediária e responde também pelos municípios de Verê, Cruzeiro do Iguaçu e Boa Esperança do Iguaçu.




O coração das atividades culturais em Doiz Vizinhos é o Centro Cultural "Arte e Vida". Devido a sua arquitetura é um dos locais mais visitados. Uma das atrações é o Festival de Teatro, com a participação de grupos de várias cidades. O teatro tem capacidade para 1.000 pessoas. O espaço também é utilizado para palestras, reuniões, formaturas e cursos. Em 1988 a cidade passou a contar com o Grupo Municipal de Teatro.




O Ginásio de Esportes "Teodorico Guimarães", é mais conhecido por "Girauzão". É a casa do futsal. Dois Vizinhos (Galo) é referência na modalidade. A cidade participa de competições estaduais e nacionais. O espaço esportivo também é palco dos Jogos da Juventude, Jogos Escolares e Jogos Abertos.




Além da BRF (Sadia), outra empresa de destaque em Dois Vizinhos é a "CISS". Trata-se de uma indústria de software especializada em soluções para empresas como supermercados e redes de franquia. Atende todo o Brasil.




A empresa "CISS" foi construída no ponto mais alto de Dois Vizinhos. São quase 100 metros acima das ruas mais baixas da cidade. Por essa razão, a fábrica de software pode ser vista de vários pontos. A empresa tem mais de 500 colaboradores e atende a mais de 5 mil lojas.




O Parque de Exposições de Dois Vizinhos é bem estruturado. A Expovizinhos é realizada em dezembro através de parceria formada entre a prefeitura, Sociedade Rural e Associação Comercial e Industrial. O evento tem o chamado patrocinador oficial e depois os patrocinadores ouro e prata.




Como não podia deixar de ser, a maior riqueza de Dois Vizinhos é o frango. São quase 10 milhões de aves produzidas por ano. Destaque também para a produção de 60 mil litros de leite por ano e 28 mil dúzias de ovos no mesmo período. O rebanho bovino é de 34 mil cabeças. A soja é plantada em 16 mil hectares e o milho em 4 mil ha. Saiba que a Cooperativa de Crédito Cresol nasceu em Dois Vizinhos no dia 24 de junho de 1995.




Dois Vizinhos dispõe de uma ótima rede hoteleira. O da imagem acima é o Hotel Lago Dourado que fica em frente ao Lago Municipal. Outra opção é o também 4 estrelas "Dois Vizinhos Palace Hotel". Outras dicas são os Hoteis Requinte e Silver Gold.




Dois Vizinhos é uma cidade com dois centros: centro sul (foto acima) e centro norte. O centro norte é onde estão as agências bancárias, principais lojas e o maior movimento. Existe um morro que faz a separação da cidade, por isso essa situação de "dois centros".




Em cada um dos centros da cidade tem uma paróquia. A da imagem acima é a primeira, localizada no centro norte, denominada de Santo Antônio de Pádua, localizada na Praça Ari Jaime Muller.




No chamado "centro sul" está a paróquia Imaculada Conceição, criada em 1978, e cujo templo foi inaugurado em 1985.



[ voltar ]