6/3/2021 - LUNARDELLI -

Lunardelli: uma das cidades mais visitadas do Brasil

ATENÇÃO: Algumas imagens foram feitas antes da pandemia. As fotos com a igreja vazia foram feitas durante a pandemia, com autorização. O recebimento de excursões foi retomado neste domingo, 25 de outubro com agendamento e seguindo as normas de segurança.



Lunardelli está localizada a 101 quilômetros de Campo Mourão, e integra a micro região de Ivaiporã. Tem 5.160 habitantes. Metade dos moradores reside na área rural. É a 385ª economia entre os 399 municípios do Paraná. Apenas 2 por cento da cidade tem rede de esgoto.




Em 1952, o local onde está o município era uma gleba que pertencia a Geremias Lunardelli e família. A gleba foi transformada em fazendas, atraindo agricultores. Em 1962, foi iniciado o trabalho de abertura de ruas e avenidas e venda de lotes urbanos. A hoje Lunardelli era conhecida como Guaretá e foi distrito de Pitanga, Manoel Ribas, Ivaiporã e São João do Ivaí. Foi elevado à município em 1980 com o nome atual.




Lunardelli tem como principal atração o Santuário de Santa Rita. A cidade atrai romeiros de todo o Brasil e até do exterior. Tem a réplica do Corpo de Santa Rita, Gruta, Monumento Milagre da Rosa, Praça de Santa Rita e Sala dos Milagres. O município "respira" o turismo religioso.




Tudo começou em 1963, quando a moradora Maria Pinto Momente, fez a doação de uma imagem de Santa Rita. Até então era capela sob o domínio de São João do Ivaí. Em maio 1969 é criada a paróquia. Em maio de 1973, acontece a primeira Festa em homenagem a Santa. A obra do templo atual começou em 1983. Em 1994 é realizada a 1ª novena. A novena tinha tanta importância que alunos e professores deixavam as aulas e o comércio fechava as portas para poder participar. A notícia foi se espalhando e cada mês, o numero de romeiros foi aumentando.




Em 1995 a comunidade construiu a Gruta de Santa Rita de Cássia. Os relatos de milagres fizeram crescer a presença de romeiros.




O que mais se observa nas ruas e avenidas da cidade é a presença de ônibus de turismo das mais diferentes cidades brasileiras.




A principal imagem de Santa Rita fica do lado de fora da igreja em um amplo salão anexo ao templo. Isso é para permitir que os fiéis fiquem distribuídos pelo complexo religioso. A igreja estima que 400 mil pessoas passam todos os anos pelo Santuário.




A praça da igreja e calçadas próximas são ocupadas por barracas com artigos religiosos, confecções, alimentos e outros artigos. No dia da Festa principal (22 de maio), se cair em um domingo, Lunardelli recebe mais de 400 ônibus de turistas. O total de visitantes chega a 60 mil.




A cidade tem pouco mais de 1.500 imóveis residenciais, oito pequenas indústrias e cerca de 160 empresas comerciais e de prestação de serviços.




É difícil encontrar vaga para estacionar na região onde fica o Santuário. Além dos ônibus é grande a quantidade de romeiros que vão até a cidade em seus automóveis. É considerado o 2° local mais visitado no sul do Brasil.




Lunardelli não oferece opções em hotel, algumas residências servem como pousadas. Os hotéis mais próximos estão em Ivaiporã.




No começo de 2021, em frente ao Monumento do Milagre da Rosa foi instalado o letreiro famoso em várias cidades. É onde muita gente faz suas selfis.




Em Lunardelli, o o turismo religioso ajuda a manter dezenas de pequenas empresas familiares. É o caso de Rosilene Berica (foto acima). Enquanto ela cuida da pequena loja de imagens de Santa Rita, o marido dela, Leôncio Berica, é responsavel por uma pastelaria. O detalhe é que as imagens são fabricadas pelo próprio casal. "A gente fabrica e vende as imagens, mas a gente orienta que elas precisam ser benzidas", informa Rosilene.




A imagem mais vendida e fabricada pelo casal é a de "Maria Passa na Frente". São vários tamanhos e estilos com preços que vão de 3 a 46 reais.




A cerca de 400 metros da Igreja Matriz de Santa Rita (Santuário), outro local muito visitado em Lunardelli é a Praça da Rosa de Santa Rita.




Boa parte do comércio abre aos sábados e domingos para aproveitar a grande quantidade de visitantes. Aos domingos, as missão são celebradas às 9h, 11h, 13h (louvor), 14h e 19h. Nos dias 22 (domingo), são celebradas várias missas e procissão. Algumas missas são transmitidas pela TV Evangelizar (cabo, satélite). Várias outras são transmitidas pela internet no site do santuário.




A prefeitura de Lunardelli, fica às margens de uma rodovia, afastada da cidade. As principais lavouras do município são: soja com 5 mil hectares e milho 2.130 hectares. Conta ainda com grande produção de frangos.


E OS FIÉIS QUE SE PREPAREM. O SANTUÁRIO VAI INICIAR A CONSTRUÇÃO DE UMA GRUTA SUBTERRÂNEA COM 190 METROS QUADRADOS.

[ voltar ]