15/6/2020 - SÃO JORGE DO IVAÍ -

São Jorge do Ivaí: vai bem na economia e igreja é na forma de pomba



São Jorge do Ivaí é uma cidade localizada a 97 quilômetros de Campo Mourão (via Terra Boa). Tem 5 mil 551 habitantes, ocupando a posição 283 entre os 399 municípios do Paraná. Em econômia é o 33ª do Estado. A rede de esgoto está em 90 por cento da cidade. A instalação do município ocorreu em 8 de dezembro de 1955, até então era distrito de Mandaguaçu.




Na área central de São Jorge do Ivaí estão construções dos anos 60 e as mais modernas. As principais lavouras são: Soja com 26 mil hectares e milho em uma área de 25 mil hectares. Destaque também para a produção de frangos. A cidade conta com agência do Banco do Brasil. Na área urbana São Jorge do Ivaí tem pouco mais de 2 mil imóveis residenciais. Estão cadastradas 31 indústrias (metalurgia, confecções e fabricação de móveis) e 230 empresas comerciais e de prestação de serviços.




A Praça Arlindo Ramos de Amorim se confunde com a área de lavouras. São Jorge do Ivaí começou a surgir em 1946, quando Oswaldo Barbosa e Ibrahim Rodrigues compraram as terras já demarcadas pela Companhia de Terras Norte do Paraná (atualmente Companhia Melhoramentos Norte do Paraná). A localidade já era conhecida por "São Jorge" e com a emancipação adotou o "Ivaí", por estar perto do rio com o mesmo nome.




A praça Santa Cruz é a principal e está em frente a igreja matriz. Como se percebe na imagem, apesar de cidade pequena já tem rua de mão única. Ainda na praça uma cobertura em concreto para taxistas, parada de ônibus e embaixo bancos e mesas de cimento para descanso.

São Jorge do Ivaí tem um Museu Municipal. No acervo até filmes da época da colonização.




O templo da Paróquia São Jorge exibe arrojada arquitetura. O formato é da "pomba da paz". A paróquia pertence a Arquidiocese de Maringá. O feriado do padroeiro é comemorado no dia 23 de abril. O aniversário é 8 de dezembro.

O Parque Ambiental Itamaraty, tem um lago e é ótima opção para descanso e lazer. Está localizado bem perto da cidade em meio a uma grande área de floresta.




[ voltar ]