Campo Mourão,
 
 
11/11/2019
SALTO DO LONTRA
Salto do Lontra: cidade que participou da "Revolta dos Colonos"



Salto do Lontra é uma cidade, cercada por morros, localizada a 304 quilômetros de Campo Mourão. O município tem 14 mil 785 habitantes. Em população ocupa a posição 139 entre os 399 municípios do Paraná. Em riqueza está em 241º. Cerca de 40 por cento da cidade tem rede de esgoto.




O território onde está Salto do Lontra começou a ser colonizado em 1951 com a chegada das primeiras famílias. Um deles foi Nicolau Inácio, nome da principal avenida (foto). A exemplo de outras cidades do Sudoeste do Paraná, ocorreram vários conflitos de terra envolvendo as empresas Colônia Nacional de General Osório e Clevelândia Industrial e Territorial Ltda, que disputavam as áreas. Muita gente deixou a comunidade. Os conflitos só tiveram fim em 1957 com a chamada "Revolução dos Colonos". Em dezembro de 1964 foi instalado o município deixando de ser distrito de Francisco Beltrão.




A origem do nome Salto do Lontra surgiu devido à existência de muitas lontras num rio perto da vila, e a existência de salto que recebeu este nome. Na agricultura destaque para soja com 11 mil hectares, seguida por trigo (3 mil ha) e milho (2 mil ha). O feijão ocupa 1.000 hectares. Os pequenos agricultores cultivam frutas e verduras como banana, laranja, tangerina, tomate entre outras. Também é grande a produção de frangos e o rebanho bovino. Destaque ainda para produção de leite, ovos e mel.

E como curiosidade tem por lá pequenos agricultores que criam o peixe Pirarucu em cativeiro. Trata-se do maior peixe de água doce com escamas do Brasil. Alguns podem passar de 200 quilos.




Paróquia Nossa Senhora pertence a diocese de Francisco Beltrão. Metade dos trabalhadores com carteira registrada trabalha na área rural. Na cidade são 3 mil e 400 imóveis residenciais. Na zona rural outras 1.744. A cidade conta com agência do Banco do Brasil. O município tem 33 pequenas indústrias e 418 empresas comerciais e prestadoras de serviços. Salto do Londra é sede de Comarca e conta com Fórum Eleitoral. Tem rádio AM e FM. Quem nasce por lá é denominado de Salto Lontrense



voltar