Campo Mourão,
 
 
11/11/2019
GUAPOREMA
Guaporema: entre as seis menores do Paraná



Guaporema está localizada a 104 quilômetros de Campo Mourão, e pertence a micro região de Cianorte. Tem apenas 2.243 habitantes. Ocupa a posição 393 entre os 399 municípios paranaenses. Na área urbana tem 704 imóveis residenciais e 31 empresas comerciais e de prestação de serviços, além de 3 indústrias, entre elas a Freedon Confecções. A média é de um veículo automotor para cada 2 habitantes.




Em riqueza Guaporema está em 233º. Apenas 2 por cento da cidade tem rede de esgoto. Faz muito calor e uma curiosidade é que lá existe ar condicionado nas salas das escolas municipais. A prefeitura está construindo um centro de eventos (grande cobertura metálica) para abrigar a Feira do Produtor. A principal avenida (foto) é a "Bento Gonçalves".




Em 1952, quando começaram a chegar os primeiros moradores, oriundos do Rio Grande do Sul e São Paulo, atraídos pela terra fértil para o café, o povoado pertencia ao município de Peabirú, sendo colonizado pela companhia São José, de Scrivant Lemos e Cia. A localidade foi elevada a condição de distrito de Rondon em 1955. Virou município em 1961.




Existem duas versões para o nome. Guapo que era um líder indígena de uma das tribos que habitavam a região. A outra é que os primeiros colonos vieram de Guaporé no Rio Grande do Sul. O que se sabé é que "Guaporema" é vocábulo indígena que significa raiz ou cipó malcheiroso. Da língua tupi guapó: raiz, e também uma espécie de cipó; e rema: fétido, fedido.




A principal atividade agrícola de Guaporema é a cana de açúcar que ocupa 8.308 hectares contra 760 ha de soja. É grande a produção de frangos para abate através de aviários.




Paróquia São José de Guaporema pertence a Diocese de Umuarama. A principal atividade de lazer é o futebol de campo (campeão da Liga de Paranavaí), suiço e futsal. O município também tem time feminino. Muitos seguem até o Rio Ivaí para pescar (3 quilômetros da cidade).

UM ALERTA - Mirador é uma cidade próxima (10 quilômetros), mas é preciso passar de balsa pelo Rio Ivaí. Ocorre que em setembro de 2019, quando estivemos lá, a balsa estava desativada. Assim é preciso, retornar a Rondon, e passar por Paraíso do Norte, uma volta de 50 quilômetros.



voltar