Campo Mourão,
 
 
18/11/2019
SÃO JOÃO DO IVAÍ
São João do Ivaí: a praça é o "point". Tem até teatro



A cidade de São João do Ivaí está localizada a 85 quilômetros de Campo Mourão. Tem 11 mil 525 habitantes. Trinta por cento da população mora na área rural. Pertence a micro região de Ivaiporã. É 263ª economia entre os 399 municípios do Paraná. Grande parte da cidade tem rede de esgoto.




A cidade começou a ser formada no final dos anos 40, quando o pioneiro Orozimbo Martins instalou um pequeno comércio e os frequentadores decidiram criar a praça (hoje Praça Duque de Caxias). O nome foi uma homenagem a São João Batista. Em 1954, Orozimbo vendeu parte das terras para José Martins Vieira, mais conhecido por Bispo Vieira. Para homenagear a mãe, mudou o nome do lugarejo para São João da Ocalina. Até 1964 foi distrito de Ivaiporã e voltou ao nome atual.




A área urbana tem cerca de 3 mil e 500 residências. O comércio e a prestação de serviços contam com 215 empresas e 12 indústrias. Soja é a principal atividade agrícola de São João do Ivaí com área de 18 mil e 500 hectares, seguida pelo milho com praticamente a mesma área.




A cidade tem duas emissoras de rádio e é servida pelo Banco do Brasil e Bradesco. O município é sede de comarca.




A Praça da Bíblia é o ponto de encontro da população. Tem área para diversão das crianças, espaço para atividades da terceira idade, local onde os jovens se encontram, barracas de alimentação e quadras esportivas.




A Praça da Bíblia não é a praça da Igreja Matriz. Está localizada a 300 metros da paróquia e é mais conhecida como praça do Teatro (Barracão) Banestado.




No Teatro Banestado são realizados os principais eventos de São João do Ivaí. Embora menor segue os mesmo modelo do existente em Maringá e foi construído pelo Governo do Paraná no final dos anos 80.




A Paróquia São João Batista pertence a Diocese de Apucarana. Surgiu ao redor de um cruzeiro, onde foi rezado o primeiro terço. Foi batizada com esse nome, por que o primeiro terço ocorreu no mês de junho, na data de celebração do santo. O cemitério está localizada a uma quadra da igreja.



voltar