Campo Mourão,
 
 
18/11/2019
SANTO INÁCIO
Santo Inácio: uma história com quase 600 anos



Santo Inácio é uma cidade localizada a 184 quilômetros de Campo Mourão, e a 10 km da divisa com o estado de São Paulo (Rio Paranapanema). Tem 5 mil 438 habitantes. Ocupa a posição 291 entre os 399 municípios brasileiros. Tem uma das melhores médias salariais do Estado (2,5 mínimos).




O principal portal de entrada na cidade relata um fato histórico. De um lado, índios e jesuíta e de outro os Bandeirantes. É que no século XVI, a área onde está o município de Santo Inácio, existiu uma grande missão dos jesuítas da Espanha. Uma destas, foi a Redução de Santo Inácio Mini. Os índios e jesuítas foram expulsos pelos Bandeirantes de São Paulo e a região ficou abandonada.




O padroeiro Santo Inácio de Loyola é comemorado em 31 de julho. No começo dos anos 20, o engenheiro baiano Manuel Firmino de Almeida, conseguiu a gleba junto ao Governo do Paraná, incluindo as ruínas da histórica Redução de Santo Inácio Mini. Poucos anos depois surgiram as primeiras moradias e a comunidade foi denominada de Santo Inácio, por causa das ruínas dos jesuítas localizada nas imediações. Até 1952 foi distrito de Jaguapitã.




Santo Inácio conta com um frigorífico de aves da JBS (foto). A maior área com agricultura em Santo Inácio é destinada à cana de açúcar (8.638 hectares). Soja e milho representam 6 mil hectares.




O cemitério chama a atenção pelo belo portal. Santo Inácio conta com agência do Banco do Brasil. Na cidade existem cerca de 2.500 imóveis residenciais. São cerca de 200 empresas comerciais e prestadoras de serviços e 27 indústrias. Quarenta por cento da cidade tem rede de esgoto.




Santo Inácio é um dos poucos municípios paranaenses do seu porte que ainda tem rodoviária. As ruínas Jesuíticas de Santo Inácio Mini, estão a 10 quilômetros da cidade. As peças e os documentos estão expostos no Museu Histórico do município.

Entre os principais eventos de Santo Inácio estão: Festa do Padroeiro, Encontro de Fanfarras e Bandas (julho) e Festa do Peão Boiadeiro em setembro. O prato típico do município é o Porco Caipira na Lata.



voltar