Campo Mourão,
 
 
2/12/2019
CASCAVEL
Cascavel: a capital do Oeste paranaense



Cascavel está localizada a 196 quilômetros de Campo Mourão. O município tem 328 mil 456 habitantes. É o quinto mais populoso do Paraná depois de Curitiba, Londrina, Maringá e Ponta Grossa. Em área territorial é o sexto maior do Estado. Em PIB per capita figura na posição 96.




A cidade de Cascavel começou a surgir em 1928, quando José Silvério de Oliveira, o Nhô Jeca, arrendou as terras do colono Antônio José Elias. O local era o entroncamento de várias trilhas abertas por ervateiros, tropeiros e militares. Nhô Jeca, montou o primeiro armazem. Aos poucos, o ciclo da madeira, foi atraindo famílias de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e, em especial, colonos poloneses, alemães e italianos, que juntos formaram a base da cidade.




Na medida em que as áreas de mata nativa eram esgotadas, a extração madeireira cedia lugar ao setor agropecuário. A vila foi oficializada pela prefeitura de Foz do Iguaçu em 1936, com a denominação de Cascavel. Entretanto, o monsenhor Guilherme Thiletzek, rebatizou como Aparecida dos Portos, nome que não vingou entre a população.




Em 20 de outubro de 1938, foi elevado a distrito de Foz do Iguaçu, com a volta do nome "Cascavel". A emancipação ocorreu em 14 de dezembro de 1952, mas a comemoração é no dia 14 de novembro, devido a uma confusão entre a proposta do governador e a assinatura da lei.




De acordo com pioneiros, o nome "Cascavel", surgiu de um grupo de colonos que, pernoitando nos arredores de um rio, descobriram um grande ninho de cobras cascavéis.




Um dos símbolos de Cascavel é o Shopping Central Park, também conhecido como "Torres Gemeas". O complexo foi inaugurado em novembro de 1997. A torre (direita) com frente para a Rua Paraná é o Hotel Bourbon. A torre (à sua esquerda) na Avenida Brasil, é comercial, incluindo o restaurante Picasso. As torres são ligadas pelo shopping (3 pavimentos). Esse shopping fecha sábado ao meio dia e não abre domingo.




Atualmente o maior shopping de Cascavel é o "JL", na Avenida Toledo. Abre todos os dias das 10 às 22h. Aos domingos e feriados das 14 às 20 horas. São 8.877 metros quadrados em dois pisos. Tem 384 vagas de estacionamento, 73 lojas, duas lojas âncora e 4 salas de cinema. Foi inaugurado em novembro de 2004. Pertence ao Grupo General Shopping e Outlets do Brasil desde novembro de 2007.

Em Cascavel a rede Catuaí (Londrina e Maringá) está construindo um Shopping com 70 mil metros quadrados, um dos maiores do Paraná. Terá 202 lojas. O problema é que a obra já tem quase 10 anos, por causa de ações na justiça. Embora aprovada pelo Instituito Ambiental do Paraná (IAP), um grupo contrário a obra alegou que o empreendimento próximo ao Lago Municipal colocaria em risco o meio ambiente. Agora em 2019, os donos do empreendimento ganharam na justiça pela continuidade da obra. A previsão de inauguração é para outubro de 2020.




Cascavel é uma cidade universitária. São quase 25 mil estudantes nas universidades da cidade. Entre as instituições estão: Univel, FAG, Faculdade Alfa Brasil, Faculdade de Tecnologia SENAI, Faculdade Itecne, Faculdade Missioneira do Paraná, Instituto Federal do Paraná, UNIOESTE, UNIPAR e UNOPAR.




O Kartódromo de Cascavel inaugurado em 1982, é considerado um dos melhores do Brasil. A pista tem 1.200 metros de comprimento por 8 de largura. Iluminado, comporta provas noturnas.




O Kartódrimo de Cascavel é homologado pela Confederação Brasileira de Automobilismo. Essa pista sedia vários campeonatos entre eles o Sul Americano e Brasileiro. Cascavel também conta com Autódromo Internacional, Centro Esportivo Ciro Nardi e Estádio Olímpico Regional (em breve imagens e informações sobre os locais).





A Avenida Brasil, a principal de Cascavel é uma das mais bonitas do País. Tem 12 quilômetros de comprimento com 50 metros de largura, dos quais 30 só de canteiro central. Em toda a sua extensão existem praças, brinquedos para crianças, atividades para a terceira, idade, estacionamento, ciclovia entre outras benfeitorias. Cascavel tem estacionamento pago e rotativo.




Avenida Brasil - Praça do Migrante.




Avenida Brasil - Paróquia Santo Antônio.




Avenida Brasil - Calçadão na Travessa Padre Champagnat.




Avenida Brasil - A exemplo de Campo Mourão, o comércio de Cascavel também abre aos sábados a tarde (primeiro do mês após o dia 5).




O Teatro Municipal de Cascavel é o segundo maior do Paraná. Comporta 1.368 pessoas. O espaço é de 8 mil 530 metros quadrados distribuidos em 5 andares. A cidade conta também com Orquestra Sinfônica.




O templo da arquidiocese de Cascavel começou a ser construído em 1974. A diocese foi criada em 1978, com a obra finalizada. Em 16 de outubro de 1979, a Diocese foi elevada à categoria de Arquidiocese e o templo à Catedral Metropolitana.




O projeto em forma de leque com 18 "gomos" em concreto armado é do arquiteto Gustavo Gama Monteiro. O leque representa o manto e a coroa de Nossa Senhora.




A escultura ao lado da Catedral, com duas mãos segurando uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, em um gesto de oferta. Foi instalada em 1995.




A Igreja Ucraniana (Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro), tem a arquitetura peculiar. Fica distante do centro da cidade, região do Bairro São Cristóvão.





Falando em arquitetura, esse prédio de apartamentos de Cascavel se destaca pelo estilo e flores em todas as janelas.




Cascavel é sede do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado, que pertence a 15ª Brigada. Esse Batalhão foi criado em 1970 em Jaraguão, Rio Grande do Sul e transferido para Cascavel em 1982. É denominado popularmente pelos militares como "Guardião da Costa Oeste Brasileira".




Por ese Batalhão de Cascavel já passaram mais de 13 mil jovens. Não foram permitidas fotos internas e algumas externas (orientação de soldados nas guaritas).



Cascavel: Parque Municipal



O Parque Ecológico Paulo Gorski, foi criado em 1977. Em 1996, passou por remodelação.




A pista de caminhada contorna o lago e tem 6 quilômetros.




O parque conta com brinquedos para as crianças, água gelada, sanitários, funcionários para orientação e vendedores ambulantes com os mais variados produtos.




A água do lago é oriunda de várias nascentes que formam o Rio Cascavel, manancial que abastece a maior parte da cidade. A lâmina dágua tem cerca de 40 hectares.




O local é ponto de encontro da população e de praticantes de esportes, como a canoagem. Não é permitida a pesca, salvo nas competições oficiais.




No período que antecede o Natal, o parque recebe brinquedos especiais para a diversão da criançada.




Em frente ao lago está a Igreja de Nossa Senhora de Fátima. Na verdade ela não foi construída alí, e sim no distrito de São João do Oeste. É uma igreja pioneira de Cascavel. Em 1987, o templo foi desmontado e remontado no novo local. Não é aberto a visitantes. Abre em alguns eventos especiais.



Cascavel: Zoológico



O zoológico de Cascavel foi criado em 1978. Tem uma área de 18 hectares.




Instalado em meio a mata nativa. É preciso caminhar bastante para "visitar" os animais. O local tem área de estacionamento para automóveis. Tudo de graça.




Na vegetação nativa a "Araucaria" e Pinheiros. Recentemente ganhou novo serpentário. O parque é aberto de terça à domingo e não é cobrado ingresso.




Mais de 300 espécies, alguns ameaçadas de extinção como a onça-pintada.













Dentro zoológico um museu de história natural reune cerca de 600 peças. São animais "taxidermizados", fósseis, rochas e cristais.



voltar