Campo Mourão,
 
 
7/1/2020
MARILÂNDIA DO SUL
Marilândia do Sul: Terra de Maria ou Mary Land



Marilândia do Sul é um município, que até 1952, foi distrito de Apucarana. A cidade está localizada a 175 quilômetros de Campo Mourão e a 30 km de Apucarana. Tem 8 mil 863 habitantes, dois quais 2.982 moram na área rural. Figura na posição 204 entre os 399 municípios paranaenses. É o 136º em PIB per capita.




Os primeiros moradores começam a chegar em 1928. Entre eles estava Santiago Lopes José. Muito religioso, ele formou o primeiro núcleo da cidade, e queria que o local tivesse o nome de "Terra de Maria". Um agrimensor da Companhia de Terras Norte do Paraná, sugeriu que fosse chamada de Marilândia, que em inglês é Mary-Land. Foi elevado à condição de distrito de Londrina em 1938 e em 43 passou a integrar o novo município de Apucarana com o nome de "Araruva". Embora tenha sido emancipado em 1952, o nome atual foi alterado só em 1967.




As maiores lavouras são de soja (21.900 hectares) e trigo (12.500 ha). É um grande produtor de frangos. O setor industrial emprega cerca de 200 pessoas. No comércio e prestação de serviços são mais 400. A média é de um automóvel por residência.




A cidade tem 136 empresas comerciais, duas indústrias e 2.459 imóveis residenciais no perímetro urbano. Não tem emissora de rádio. Conta com a agência do Banco do Brasil. Apenas 20 por cento da cidade é beneficiada com rede coletora de esgoto. Uma linha de trem corta a cidade. A estação de passageiros construída em 1960 encontra-se em ruínas. Quando a RFFSA foi privatizada (1996), tiraram todos os equipamentos. Restaram só os trilhos para os vagões cargueiros que fazem o trecho Apucarana até Mauá da Serra.




Marilândia do Sul comemora o aniversário no começo de dezembro com a "Festa da Produção", incluindo shows nacionais. Em Marilândia do Sul, a principal atividade de lazer são as cachoeiras e pesque-pagues. Nas festas do município o prato típico é o churrasco no espeto de bambu.




O atual templo da Paróquia Nossa Senhora das Dores, foi construido em 1945. A Paróquia de Marilândia do Sul é a mais antiga da Diocese de Apucarana. Antes pertenceu as Dioceses de Jacarezinho e Londrina. Está situada em cima do antigo cemitério.



voltar