Campo Mourão,
 
 
10/1/2020
MANOEL RIBAS
Manoel Ribas: o coração do Paraná



Manoel Ribas, está localizada a 118 quilômetros de Campo Mourão. Tem 13 mil 502 habitantes, ocupando a posição 147 entre os 399 municípios do Paraná. Em PIP per capita é o 195º.




Até 1956, Manoel Ribas foi distrito de Pitanga. O aniversário é comemorado em 8 de janeiro. Na agricultura destaques para a soja (24.600 ha), trigo (12.500) e feijão (2.400 hectares). O rebanho bovino é grande com 43.978 cabeças. Destaques também para a produção de frangos e suínos. Produz 40 mil litros de leite por ano.




Manoel Ribas tem cerca de 3 mil residências na área urbana. Conta com 287 empresas comerciais e 44 indústrias, em sua maioria pequenas. A rede de esgoto é inferior a 20 por cento. A média é de quase dois automóveis por residência.




A imagem acima é do Hospital Municipal Santo Antônio, mantido pela prefeitura. Manoel Ribas começou a surgir no final dos anos 40. Na época era conhecida como Campina Alta. O nome atual é em homenagem ao interventor do Paraná, Manuel Ribas (com "u"). A maior parte dos pioneiros veio de Santa Catarina, descendentes de alemães, ucranianos e italianos.




A Rodoviária de Manoel Ribas é pequena e de pouco movimento. Por sua posição central no Estado, a cidade é conhecida como "Coração do Paraná". O aeroporto denominado de "Águia Branca", tem pista asfaltada de 1.200 metros de comprimento por 30 de extensão. No município está localizada a aldeia indígena Ivaí, uma das maiores do Paraná.




Um dos principais eventos de Manoel Ribas é a Exposição Agropecuária de Barra Santa Salete, realizada em abril.




A Paróquia Santo Antônio foi fundada em 25 de setembro de 1951. Pertence a Diocese de Guarapuava. Uma curiosidade de Manoel Ribas é que na área central as ruas no sentido norte-sul são nominadas com datas importantes como "Sete de Setembro", "Quinze de Novembro" e as de leste-oeste com personagens históricos como "Tiradentes" e "Santos Dumont".




O nome do CTG de Manoel Ribas é "Coração do Paraná". Às margens da BR-487 está localizado o Laticínio Campina Alta. O Estádio Municipal é conhecido por "Silotão". A cidade conta com um grande entreposto da Coamo. É atendida por agências do Banco do Brasil e Itaú.



voltar