Campo Mourão,
 
 
27/1/2020
NOVA ALIANÇA DO IVAÍ
Nova Aliança do Ivaí: Lei proibia "levar" a casa na mudança!!



Nova Aliança do Ivaí é uma cidade localizada a 140 quilômetros de Campo Mourão, região de Paranavaí. Em população é o segundo menor município do Paraná. Tem apenas 1.543 moradores. A taxa de escolarização de crianças entre 6 a 14 anos é de 98 por cento. Em PIB per capita ocupa a posição 199 entre os 399 municípios paranaenses.




Ao surgir entre os anos 50 e 60, Nova Aliança do Ivaí tinha o nome de Guaritá, um tipo de madeira. A localidade foi formada por influência de Paranavaí (20 quilômetros), e pelo auge do café. A localidade teve até cinema, mas no final do anos 60, começou a perder população com o progresso de Paranavaí e Paraíso do Norte. Uma das primeiras leis aprovadas na Câmara proibia o morador que deixava a cidade, desmontar e levar a "casa" (madeiras e telhas). Até 1961 foi distrito de Paraíso do Norte.




A maior área plantada é com cana (3.422 ha), depois vem a soja (300 ha) e milho (170). Destaques para o rebanho bovino e produção de frangos. Nova Aliança do Ivaí não tem agências da Caixa e do Banco do Brasil. A cidade tem cerca de 400 imóveis residenciais, 9 empresas comerciais e uma indústria.




A Paróquia São Benedito pertence a Diocese de Paranavaí.

É preciso ficar atento ao passar pelos canaviais de Nova Aliança do Ivaí. Vira e mexe tem onça passeando entre os pés de cana.

Em agosto de 2014, uma chuva de granizo danificou 80 por cento das casas da cidade.

Uma das atrações do município é uma pequena cachoeira chamada pelos moradores de "Salto". Está localizada a 1 quilômetro da cidade, mas é preciso percorrer um trecho de trilha.

Na cidade está instalado o Laticínio Rancho Aliança, que produz queijos, ricotas e requeijão. A sede é em Campinas (SP).



voltar