Campo Mourão,
 
 
17/2/2020
RESERVA
Reserva: cidade do "Tomate Recheado"



A cidade de Reserva está localizada na região de Telêmaco Borba, a 230 quilômetros de Campo Mourão. A população é de 26 mil 715 moradores, ocupando a posição 69 entre os 399 municípios paranaenses. Cerca de 15 por cento dos habitantes trabalham com carteira assinada. O salário médio é de 2 mínimos mensais.




A taxa de mortalidade infantil média na cidade é de 13 para 1.000 nascidos vivos. Metade da área urbana conta com rede de esgoto. A taxa de escolarização de crianças entre 6 e 14 anos é de 96 por cento.




Reserva tem cerca de 6.800 imóveis residenciais, 542 empresas comerciais e de prestação de serviços e perto de 100 pequenas indústrias, a maioria que tem a madeira como matéria prima. Conta com uma emissora de rádio, mas não tem agências da Caixa e do Banco do Brasil. Opera na cidade o Banco Itaú.




Os primeiros moradores oriundos de São Paulo começaram a chegar por volta de 1840. Muitos foram atraídos pela informação de que existia ouro de aluvião às margens do Rio Tibagi. O nome "Reserva" surgiu pelo fato de existir no local a reserva da tribo de índios Caingangueras. A localidade foi elevada à distrito de Tibagi em 1906 e a município em 1937 com o nome de Campinópolis. No ano seguinte voltou a denominação "Reserva"




Registros históricos relatam que ao chegar a região em 1840, procedente da então Província de São Paulo, os pioneiros iniciaram amizade com índios para não serem expulsos. Mais gente chegou e os índios não foram respeitados e acabaram sendo "empurrados" para outra área. A história política ficou marcada pela morte do primeiro prefeito, coronel Rogério Borba, assassinado no meio da rua principal, por questões políticas.




O município comemora aniversário no dia 26 de março. A festa é realizada em vários dias na área central da cidade e inclui shows nacionais. O prato típico de Reserva é o "Tomate Recheado". A "Festa do Tomate" acontece na mesma época.




A imagem acima é da Igreja Ucraniana Nossa Senhora do Perpétuio Socorro.

Embora a 230 quilômetros da sede da Coamo Agroindustrial (Campo Mourão), Reserva conta com entreposto da Cooperativa

O que mais se planta por lá é soja (28.750 ha), feijão (4.900 ha) e milho (4.850 ha). A área com tomate soma 600 hectares. Destaques para o rebanho bovino e a produção de frangos e leite.




A Paróquia Menino Jesus de Reserva, pertence a Diocese de Ponta Grossa. A igreja fica na estilosa praça central. Chama a atenção pela simplicidade e beleza. Na entrada três arcos. Em dezembro é realizada a Festa do Menino Jesus.



voltar