15/6/2020 - CORBÉLIA -

Corbélia: Cidade das Flores



Corbélia está localizada a 147 quilômetros de Campo Mourão e 34 de Cascavel. Pela estimativa feita pelo IBGE em 2019, tem 17.071 habitantes. Ocupa a posição 110 entre os 399 municípios do Paraná. A taxa de escolarização de crianças entre 6 e 14 anos é de 98 por cento. Em PIB per capita é o 113º do Estado. Tem um dos mais baixos índices de mortalidade infantil: 4 para 1.000 nascidos vivos. Metade da cidade conta com rede de esgoto. Uma cidade bem arborizada.




Por ser considerada como "Cidade das Flores", esperava encontrar mais flores em canteiros centrais, calçadas e na praça central. A data do aniversário é 8 de dezembro.




Corbélia é servida por agências da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e outras duas instituições bancárias privadas. Na cidade são 5.553 imóveis residenciais e 555 empresas comerciais. Contabiliza ainda 39 indústrias. Tem duas emissoras de rádio. A média é de 1 automóvel por residência.




Os pioneiros vieram do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A localidade foi sendo ocupada de forma tranquila, mas o crescimento por causa da exploração da mata de Araucária criou conflitos e foi preciso a ação do Governo. Em 1953 formou-se o povoado às margens da estrada que liga Cascavel à região Norte do Estado. Seu idealizador foi Armando Zanatto, descendente de italianos, que, acatando sugestão, deu o nome de Corbélia. Distrito de Cascavel, foi emancipado em 1961.




Na agricultura a maior área plantada é com soja (32.778 ha), milho (17.106 ha), trigo (15.613 ha). Destaque para a produção de frangos.




No período de aniversário (dezembro) acontece a Festa das Flores (Expobelia) com shows, gastronomia, parque de diversões e exposições. O município realiza em outubro o Jocorbs, envolvendo mais de 3 mil crianças e adolescentes na disputa de diversas modalidades. É como se fossem os "Jogos Olímpicos" de Corbélia.




Praticamente todas as ruas de Corbélia tem nomes de flores. A avenida central é dividida por uma rotatória. De um lado é denominada de Paraná e do outro Santa Catarina. Outra avenida que corta a cidade é a Rio Grande do Sul.




A Paróquia São Judas Tadeu pertence a Diocese de Cascavel. A Paróquia transmite as missas ao vivo pelo Facebook. O nome da transmissão é "Paróquia Conectada".




Chama a atenção que na esquina, do outro lado da igreja, tem uma grande imagem de Nossa Senhora Aparecida.




[ voltar ]