Campo Mourão,
 
 
26/2/2020
CARAMBEÍ

Carambei: cidade onde surgiu a Batavo



A cidade de Carambeí está localizada na região de Ponta Grossa, a 352 quilômetros de Campo Mourão. Pela estimativa do IBGE divulgada em 2019, está com 23.415 habitantes. O Censo de 2010 apontava para 19.163 moradores. Tem o 17º melhor salário médio do Paraná, quase 3 mínimos de média por habitante e 41 por cento dos moradores têm carteira assinada.




Oitenta por cento da cidade de Carambeí é servida por rede de esgoto. A arborização, principalmente na área central, deixa a desejar. Praticamente toda a cidade é asfaltada, incluíndo os bairros mais afastados do centro. A parte sul do perímetro urbano é cercada por um grande bosque com cerca de 3 quilômetros de extensão.




Fundada por Holandeses, Carambei tem na sua paisagem os tradicionais moinhos holandeses que enfeitam a cidade. O da foto acima é de um restaurante/lanchonete, localizado às margens da rodovia que liga Ponta Grossa a Castro (Carambeí fica entre estas duas cidades).




Carambéi surgiu a partir de uma fazenda fundada pelos holandeses em 4 de abril de 1911. Alí eles criaram a Cooperativa Batavo (atual Frísia). Uma curiosidade é que a Batavo surgiu por acaso. A empresa ferroviária Brazil Railway Company, fez um contrato com os imigrantes holandeses para o fornecimento de leite e comida aos operários que trabalhavam na construção da estrada férrea São Paulo-Rio Grande. Foram criadas várias fábrica de queijo e leite, que anos mais tarde foram incorporadas em uma empresa chamada Batavo.




Em 1966, Carambei foi elevada a condição de distrito de Castro. Só virou município em 1995, sendo instalado em 1 de janeiro de 1997. Embora a economia fique baseada na agropecuária e na grande produção de leite e seus derivados, o município tem uma área com 24 mil hectares de soja. A cidade conta com agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica e outras duas instituições particulares.




A Paróquia Nossa Senhora da Conceição pertence a Diocese de Ponta Grossa. Por sua origem europeia, grande parte dos habitantes frequentam a Igreja Luterana. Carambeí tem cerca de 6 mil e 400 imóveis residenciais, 141 indústrias e pouco mais de 400 empresas comerciais. Além da Batavo (hoje Frisia) também estão em Carambeí a AmBev e a Tetra Pak.




Carambeí tem vários eventos. A principal é a Exposição Agropécuária (maio). Em abril acontecem a Festa dos Imigrantes. Em outubro é realizada a Festa das Tortas e dezembro tem a Festa de São Nicolau. Um dos pontos turístico é o Parque Histórico e Parque Nacional dos Campos Gerais, além da cachoneira do Tamanduá.



voltar