Campo Mourão,
 
 
11/3/2020
TAPEJARA
Tapejara: "caminho por onde passam os amigos"



Antes de abordar a cidade de Tapejara, vale mostrar a imagina acima , sobre a situação da rodovia que liga Tuneiras do Oeste até Tapejara.




O município de Tapejara tem 16 mil 205 habitantes pela estimativa de 2019 feita pelo IBGE, e 14.598 pelo último censo realizado em 2010. O salário médio mensal é de 2.3 salários mínimos, o 63º melhor dos 399 municípios do Paraná.




O PIB per capita de Tapejara figura na posição 149 no Paraná. Quase 90 por cento da cidade tem rede de esgoto e é bem arborizada.




Como em muitas cidades que visitamos, a rodoviária de Tapejara carece de uma reforma. O município surgiu nos anos 50, através da Companhia Imobiliária Tapejara. Muitos paulistas, mineiros, catarinenses, italianos e japoneses foram atraídos para o cultivo do café. Foi distrito de Cruzeiro do Oeste até o início de 1964.




Tapejara está localizada a 96 quilômetros de Campo Mourão, via Cruzeiro do Oeste, ou 73 km por Tuneiras do Oeste, mas por um trecho esburacado. A cidade está às margens da PR-323 que liga Umuarama a Maringá no trecho entre Cruzeiro do Oeste e Cianorte. Integra a região de Umuarama. O aniversário é no dia 11 de abril com a Expojara, incluindo shows nacionais e o tradicional rodeio.




Tapejara tem agências da Caixa e do Banco do Brasil, além de uma instituição privada. A cidade conta com uma emissora de rádio. “Tapejara” é um termo proveniente da língua guarani. Significa “Caminho por onde passam os amigos” ou “Senhor dos caminhos”.




A maior empresa de Tapejara é a Laticínios Pic Nic. Inaugurada em 1998, pertencia a um empresário de Maringá. Em 2017 fez uma parceria com o grupo norte americano Leprino Foods, com sede em Denver, Estados Unidos. A empresa fabrica queijos, manteiga, mussarela, requeijão e cream cheese. Outra grande empresa é a Usina Santa Terezinha. Dentre todas as unidades do Paraná, é a que possui a maior capacidade para moer cana-de-açúcar. O município conta com outras 100 empresas cadastradas como indústrias.




A Paróquia Nossa Senhora de Fátima pertence a Diocese de Umuarama. Tapejara tem cerca de 5.500 imóveis residenciais e 370 empresas comerciais e de prestação de serviços.



voltar