Campo Mourão,
 
 
13/3/2020
PRUDENTÓPOLIS
Prudentópolis: 80% da população é de ucranianos ou descendentes



A cidade de Prudentópolis está localizada a 267 quilômetros de Campo Mourão e a 67 km de Guarapuava. O nome é uma homenagem ao ex-presidente do Brasil, Prudente de Morais. O município já foi considerado como Capital do Mel, Ucrânia Brasileira e agora é considerada como "Capital da Oração". Em todo o município são mais de 100 igrejas.




Pela estimativa feita pelo IBGE em 2019, Prudentópolis tem 52.241 habitantes. Pelo Censo de 2010, o município tinha 48.792 moradores. Em todo o Brasil, Prudentópolis é o que mais tem ucranianos ou descendentes. Estima-se que são 80 por cento dos moradores. Em população está na posição 33 entre os 399 municípios do Paraná.




O Museu do Milênio (foto acima) no centro da cidade, resgata a história de Prudentópolis. A cidade começou a ser formada por volta de 1884, com a construção da capela São João Batista, determinada pelo padre de Guarapuava. A comunidade passou a ser chamada de São João de Capanema. O diretor da colônia, Cândido Ferreira de Abreu, em homenagem ao então presidente da República, Prudente de Morais, resolveu denominar a colônia de Prudentópolis.




Em 1895, a colonia já tinha as ruas movimentadas com a chegada das famílias de poloneses e ucranianos. A Agência Fiscal foi criada em 1903. A maior parte dos ucranianos veio da região da Galícia. Prudentópolis tem uma comunidade com esse nome para homenagear os pioneiros.




Prudentópolis foi elevada à condição de Vila em 1906, desmembrando-se de Guarapuava, mas só foi considerado município em 1929. Em 1938, passou a abranger o distrito de Erval (Guarapuava). Em 1943, Erval passou a se chamar Jaciaba. O segundo distrito de Prudentópolis é Patos Velhos.




Prudentópolis tem quatro agências bancárias, incluindo Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Como muitos habitantes têm a pequena propriedade rural como fonte de renda, apenas 15 por cento dos moradores possuem carteira de trabalho registrada. A média salarial é de 2 mínimos. O PIB per capita é 282º do Paraná. É o 5º município em área territorial do Estado.




Quarenta por cento de Prudentópolis conta com rede de esgoto. Setenta por cento das vias públicas são arborizadas. A cidade tem 3 emissoras de rádio. Duas Fms e uma AM. Possui um Campus avançado da Universidade Estadual do Centro-Oeste.




Um dos pontos de encontro em Prudentópolis é o Older Pub. Local com shows ao vivo (só rock), gastronomia e bebidas. Ambiente com decoração especial em um dos prédios mais antigos da cidade.

Uma dos principais eventos de Prudentópolis é a Festa Nacional de Feijão Preto. O município é o maior produtor de cracóvia (salame) e de feijão preto do Brasil. No evento sempre tem a famosa panela de 50 toneladas, a maior do Brasil, onde é preparada a feijoada para mais de 20 mil pessoas. A festa junina principal tem 10 dias de duração. Sempre estão nestes eventos os grupos folclóricos Vesselka e a Noite Ucraniana.




Devido a grande extensão do município, Prudentópolis tem mais de 100 cachoeiras, algumas com mais de 100 metros de altura. Fique sabendo que é lá que nasce o Rio Ivaí. Isso sem falar nas Serras Esperança, Rita e Barra Grande, além dos morros que passam dos 1.200 metros. (A área rural de Prudentópolis, será tema de outro especial aqui na Coluna do Ely).




O Convento dos Padres Brasilianos. O mosteiro de Prudentópolis pode ser considerado como a casa-mãe dos basilianos no Brasil. A primeira residência para o sacerdote foi construída em 1897. O mosteiro foi construído entre 1916-1920. Reformado no final dos anos 50, recebeu o Seminário São José, que funcionou até 2008 e agora é o Colégio São José. Pertencem ao mosteiro a paróquia São Josafat (Igreja Matriz), uma gráfica e livraria. Os padres servem também na Catedral Imaculada Conceição.




O templo da paróquia São Josafat (a igreja matriz dos ucranianos) foi construída entre 1923-1939. Trata-se de uma obra em estilo bizantino, repleta de detalhes. Infelizmente encontramos a igreja fechada. Aliás, muita gente lá reclama disso.




O templo do Santuário Nossa Senhora das Graças foi construído nos anos 50. O altar em mármore tem imagem de Nossa Senhora, esculpida especialmente para essa igreja.




Prudentópolis tem mais de 100 igrejas e seria preciso um site exclusivo para falar sobre todas elas. Não é a toa que o município é considerado hoje como Capital Nacional da Oração. A igreja da foto acima é da Paróquia São João Batista, que integra a Diocese de Guarapuava.




O legal na rodoviária de Prudentópolis é que se voce chegar cansado da viagem, pode até descansar à sombra no gramado.

Na prefeitura de Prudentópolis estão cadastrados 11 mil 135 imóveis residências, 1.293 empresas comerciais e 342 firmas consideradas como indústrias. Apesar do feijão se destacar, o município planta 31 mil ha de soja e 12 mil de milho. O feijão é plantado em 23.400 ha. O fumo tem área de 4.610 ha e a erva mate 1.600 ha. Destaque também para o mel e leite.




Além do campus da Unicentro, Prudentópolis conta com com outras instituições de ensino superior. Entre elas a Faculdade Guairacá e outras de ensino à distância. O aniversário de Prudentópolis é comemorado no dia 12 de agosto.

Ranking divulgado pelo IBGE mostra que Prudentopólis está entre os 100 municípios brasileiros que mais geraram riquezas no campo.



voltar