Campo Mourão,
 
 
6/4/2020
ESPERANÇA NOVA
Esperança Nova: na cidade moram cerca de 800 pessoas



A entrada para a cidade de Esperança Nova não tem portal, mas nem precisa. A prefeitura decidiu criar um "corredor de árvores" e palmeiras (ainda pequenas). Mais à frente três grandes pedestais anunciam o nome do município, o brasão e símbolo. Esperança Nova está localizada a 177 quilômetros de Campo Mourão e 15 quilômetros da divisa com o Mato Grosso do Sul, às margens do Rio Paraná e da Ilha Grande.




Pelo Censo do IBGE realizado em 2010, município de Esperança Nova tem apenas 1.970 moradores, e 1.698 pela estivativa feita em 2019. Mais de 1.000 residem na área rural. Está entre os cinco menores do Paraná. As ruas e avenidas são no formato de uma teia de aranha, com uma rotatória no centro. A cidade é cortada pela PR-587, que na área urbana leva o nome de Rua Artur Medeiros (foto acima).




A rotatória que falamos acima, e que é o centro da "teia de aranha", abriga a praça "Manoel Alvino de Oliveira". Chama a atenção pela cidade os vasos floridos colocados em troncos de árvores. Em economia, Esperança Nova ocupa a posição 287 entre os 399 municípios paranaenses. É bem arborizada, mas só tem 10 por cento de rede coletora de esgoto.




Até o início dos anos 60, a área onde está localizado o Município de Esperança Nova era coberta de mata fechada. Isso atraiu os primeiros colonizadores por causa dos diferentes tipos de madeira. No começo era chamado de distrito Boa Esperança. Em 1995, foi desmembrado de Pérola e passou a ser chamado de Esperança Nova. A instalação oficial ocorreu no dia 1º de janeiro de 1997. Quem nasce no município é denominado de esperançanovence.




O aniversário é no dia 21 de dezembro. A prefeitura promove no Natal a festa da chegada do Papai Noel. Em agosto também é comemorado o Dia dos Pais nas escolas municipais. Em julho, a prefeitura promove a tradicional Festa Julina. As escolas participam com suas quadrilhas. Em setembro ocorre o Festival de Danças.




Na área urbana, Esperança Nova tem cerca de 600 imóveis residenciais e 53 empresas comerciais. Oito empresas estão cadastradas na prefeitura como indústrias. No município não existe plantação de soja. A mandioca ocupa 1.170 hectares, melância com 240 ha e milho 30 ha. Destaque para o rebanho bovino e produção de frangos.




A Paróquia Santo Antônio pertence a Diocese de Umuarama. A cidade não tem rádio e nem agência bancária. Esperança Nova não possui estádio, mas conta com o que eles chamam por lá de "Campão Municipal de Futebol". As ruas são denominadas com nomes da histórica brasileira como Olavo Bilac e Floriano Peixoto.



voltar