15/6/2020 - CAFEZAL DO SUL -

Cafezal do Sul: ruas com nomes de países



A cidade de Cafezal do Sul está localizada a 135 quilômetros de Campo Mourão, às margens da PR-323, entre Umuarama e Guaira. É uma cidade pequena com 1 quilômetro de largura no sentido norte/sul e 1 quilômetro e meio na direção leste/oeste. Tem 3.325 moradores no perímetro urbano e 965 na área rural. Em economia ocupa a posição 305 entre os 399 municípios paranaenses.




O portal de "Seja Bem Vindo", não é para todos. Mais à frente tem uma placa em azul, alertando que vendedor ambulante é proibido de exercer sua atividade: "PROIBIDO COMÉRCIO AMBULANTE NESTA CIDADE". Cafezal do Sul não tem rede de esgoto.




A principal avenida com 800 metros de extensão é denominada de "Manoel Vicente do Carmo". Cafezal do Sul não tem agências do Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. Possui uma instituição bancária privada. Não conta com emissora de rádio. Na prefeitura 100 empresas estão cadastradas como comerciais e prestadoras de serviços.




A estação rodoviária é mais utilizada por passageiros que se deslocam até Umuarama. A cidade começou a surgir em 1952, após a colonizadora Cafezal comprar 18.000 alqueires do Estado. Quem nasce no município é chamado de cafezalense. Distrito de Iporã, foi elevado a município em 1990, e ganhou o "do Sul".




A Praça da Bíblia, é dotada de brinquedos em madeira para as crianças.

Na agricultura, a soja ocupa 6.500 hectares, milho 2.500 ha e mandioca 2.650 ha. Destaque para o rebanho bovino e criação de frangos.




O aniversário de Cafezal do Sul é comerado em 20 de julho, incluindo shows. O município também promove jantar em homenagem ao Dia do Professor. Em outubro é comemorado o Dia do Evangélico com show gospel. A prefeitura ainda promove o Show da Virada, com atração nacional. Em maio a Sociedade Rural promove a tradicional Cavalgada do Trabalhador.




A paróquia São João Batista, pertence a Diocese de Umuarama.

Moradores relataram que de vez em quanto onças são vistas em árvores na área rural.

Um fato que a população sempre lembra foi o acidente em 2016, com um ônibus da prefeitura de Altônia, perto de Cafezal. O coletivo que transportava pacientes para Umuarama colidiu com um caminhão. Vinte e uma pessoas morreram.

Todas as ruas no sentido norte sul têm nomes de países.




[ voltar ]