Campo Mourão,
 
 
28/4/2020
MANFRINÓPOLIS
Manfrinópolis: apenas 600 pessoas moram na cidade



A cidade de Manfrinópolis está localizada a 359 quilômetros de Campo Mourão e a 35 km da divisa com Santa Catarina. Pertence a região de Francisco Beltrão. Pelo censo de 2010, tem 3.127 habitantes (apenas 652 na cidade). Na estimativa de 2019, caiu para 2.571.




Em economia, Manfrinópolis ocupa a posição 336 entre os 399 municípios do Paraná. Apenas 3 por cento da cidade tem rede de esgoto. Embora o entorno seja de muito verde, a área urbana carece de arborização.




Em 1954, um trator de esteira, da colonizadora Erechim, do Rio Grande do Sul, abriu a estrada que liga o município de Francisco Beltrão a Manfrinópolis e Salgado Filho. Em 56, começaram a chegar as primeiras famílias, a maioria do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.




O primeiro nome da localidade foi "Encantilado". Os viajantes utilizavam o "cantil" para transportar água e cachaça. Em determinada oportunidade um grupo esqueceu os cantis às margens de um Rio, e o fato fez com que eles chamassem o lugar de "Encantilado". O nome atual é homenagem a Moisés Manfrim que era madeireiro da região.




Manfrinópolis nunca foi distrito. Passou direto à município em 1995. A instalação oficial ocorreu no dia 1º de janeiro de 1997 com a posse do primeiro prefeito. Até então era distrito de Salgado Filho.




A agricultura de Manfrinópolis é diversificada com áreas maiores de milho (900 ha) e soja (600 ha). Tem um bom rebanho bovino e se destaca na produção de frangos.

A cidade tem uma instituição bancária privada.




A capela São Critóvão pertence a paróquia do município vizinho de Salgado Filho. A cidade tem cerca de 400 residências e 50 empresas comerciais. O aniversário é comemorado em dezembro. Na festa é eleita a Miss Manfrinópolis e realizado o Festival Municipal da Canção. Os nomes das ruas são números, apenas a via principal é nominada como São Cristóvão, padroeiro do município.



voltar