15/6/2020 - CANDÓI -

Candói: cidade da Festa Nacional do Charque



Candói está localizada a 258 quilômetros de Campo Mourão. O município tem 14.983 moradores, dos quais 7.957 na área rural. A taxa de escolarização de crianças de 6 a 14 anos é considerada a mais baixa do Paraná com 93,8 por cento. Apenas 20 por cento da cidade conta com rede de esgoto. O perímetro urbano é pouco arborizado.




Candói é conhecida pela Festa Nacional do Charque, realizada em agosto desde 1998. A festa inclui rodeio crioulo e shows. São 15 pratos com charque. Entre eles estão: charque na moranga, bolinho de charque, churrasco de charque, arroz carreiteiro, filé à parmegiana de charque entre outros. A cidade conta com centro de exposição e leilão de gado com área coberta.




No dia em que estivemos em Candói, a frente da prefeitura estava repleta de equipamentos. É uma forma de mostrar à população os investimentos municipais. O aniversário de Candói é comemorado em 27 de agosto, período em que é realizada a Festa do Charque.




Em maio a prefeitura de Candói promove o Encontro de Gaiteiros, com a participação de músicos de todo o Estado, incluindo gaiteiros mirins. O encontro é encerrado com baile.

Em maio acontece o Festival Municipal de Interpretação de Música. Nesse festival é eleita a rainha e princesas da Festa Nacional do Charque.




Antes dos pioneiros, o atual município de Candói era habitado por índios votorões, um subgrupo da etnia caigangue. O nome é de origem caingangue em homenagem ao líder Candoy, antigo chefe dos índios Votorões.




Em 21 de dezembro de 1892, foi criado o Distrito Policial de Candoy. No dia 5 de abril de 1913, foi elevado à distrito de Guarapuava. A emancipação só veio no dia 1º de janeiro de 1993.




A Associação Comercial de Candói promove show de prêmios durante as vendas do Natal. O principal prêmio é em dinheiro. Em 2019, foi o cheque no valor de 10 mil reais. O segundo prêmio é um vale-compra de 3 mil reais e o segundo de 2 mil reais. Foram sorteados também mais 35 vale-compras de 200 reais. Uma grande festa de fogos é realizada na virada do ano no Parque do Lago.




Na agricultura, as lavouras de soja se destacam com 46.400 hectares. Em seguido estão: milho 8.880 ha, trigo 5.800 ha, cevada 4.820 ha, feijão 4.100 ha. É grande o rebanho bovino com 75.550 cabeças e produção de 23 mil litros de leite por ano.




A cidade de Candói tem cerca de 2.800 imóveis residenciais, 257 empresas comerciais e de prestação de serviços e 28 empresas consideradas como indústrias. Tem agencia do Banco do Brasil e uma instituição particular. Conta com uma emissora de rádio.




A Paróquia Santa Clara pertence a Diocese de Guarapuava..

Candói tem Associação Hípica onde acontecem várias disputas e grandes prêmios.

As principais ruas da cidade são iluminadas com leds.




[ voltar ]