Campo Mourão,
 
 
19/5/2020
Ivaté
Ivaté: atrai turistas para lazer e descanso



Ivaté, localizada na região Noroeste do Estado, a 155 quilômetros de Campo Mourão, começou a surgir nos anos 50, graças a colonizadora COBRINCO, que comprou uma grande área de terras e passou a oferecer aos interessados no plantio de café. Até a década de 70, ainda como distrito, a população passava de 10 mil habitantes. Após a geada negra de 75, o café começou a ser erradicado para dar lugar a pecuária. A população caiu para 6 mil moradores. Nos anos 90, a Usina de Açúcar e Álcool Santa Terezinha, instalou uma unidade no município, e hoje o IBGE estima 8.185 habitantes.




A Lei que desmembrou o distrito de Ivaté do município de Umuarama é de 1989, mas a instalação ocorreu em janeiro de 1993 com a posse do primeiro prefeito. O nome Ivaté é uma homenagem à população indígena que habitava a região, e significa “fruta verdadeira”. Em economia, o município está na posição 268 entre os 399 do Paraná. Apenas 3 por cento da cidade tem rede de esgoto. É uma cidade bem arborizada.




O aniversário de Ivaté é comemorado no dia 2 de maio, com diversos eventos. A prefeitura também promove Carnaval de Rua que é considerado um dos mais animados do Paraná. O município atrai turistas em busca de lazer e descanso às margens do Rio Ivaí. Na área rural está o Balneário Rancho Arara Azul com piscinas de águas naturais, pesque-pague, playground, quiosques com churrasqueiras, além de lanchonete para os apreciadores de peixe-frito, sashimi, pirão, e outras iguarias.




Em Ivaté, vários prédios construídos no auge do café resistem e alguns chamam a atenção. A maior área com agricultura é com a cana. São 11 mil 798 hectares. Na sequencia: arroz (1.230 ha); mandioca (585 ha); milho (380 ha) e soja (340 ha). O rebanho bovino é de 22 mil cabeças.




A Paróquia da Ressurreição pertence a Diocese de Umuarama. Ivaté tem uma agência bancária (privada). São 2.505 imóveis residenciais, 177 empresas comerciais e de prestação de serviços e 27 consideradas como indústrias. A cidade não tem emissora de rádio.



voltar