15/6/2020 - PLANALTO -

Planalto: faz divisa com a Argentina



Mais da metade da população de Planalto mora na área rural. O município tem 13.479 habitantes. Ocupa a posição 143 entre os 399 do Paraná. Está localizado a 311 quilômetros de Campo Mourão e a 8 quilômetros da divisa com a Argentina.




Em economia, Planalto, é o 286º do Paraná. Cadastro da prefeitura registra 343 empresas comerciais e de prestação de serviços e cerca de 40 consideradas como indústrias. A taxa de alfabetização de crianças entre 6 e 14 anos está entre as 15 melhores do Paraná. Trinta por cento da cidade tem rede coletora de esgoto. Na foto acima, monumento que marca a amizade entre brasileiros e argentinos.




A região começou a ser ocupada na década de 50, por colonos gaúchos e catarinenses. Até novembro de 1963 foi distrito de Capanema. O que deu impulso na cidade foram as instalações da Planalto Empresa Exportadora de Cereais e depois a Indústria de Óleo de Soja. A iniciativa foi da família Hoffmann, proprietária de um moinho em Francisco Beltrão.




O Centro Cultural, Ernesto José Machado de Souza, abriga o prédio da Secretaria de Cultura e também auditório onde são realizados os eventos da cidade. Planalto tem cerca de 3 mil imóveis residenciais. A cidade tem Banco do Brasil e uma instituição bancária privada, e conta com emissora de rádio. Um dos orgulhos do município é o grupo da dança gaúcha do CTG "Guardião do Pago". Nas categorias adulto, juvenil e mirim o grupo participa de concursos e conquista prêmios.




O aniversário de Capanema é comemorado no dia 11 de novembro. Entre os eventos estão gincanas, almoço e bolo. É realizada em outubro é a EXPOPLANALTO. Destaque nessa exposição são produtos fabricados por microempreendedores individuais.




A Paróquia Nossa Senhora de Lurdes, pertence a Diocese de Francisco Beltrão.

Na agricultura destaque para a soja com área de 12.800 hectares. Por lá também tem 300 hectares com feijão e 200 hectares com fumo em folha. O rebanho bovino é de 31.795 cabeças. Destaque também para a produção de frangos e de leite.




[ voltar ]