15/6/2020 - VIRMOND -

Virmond: pedaço da Polônia no Paraná



A cidade de Virmond está localizada a 288 quilômetros de Campo Mourão. O município tem 3.950 habitantes, e mais da metade, 2.070 residem na área rural. Está na posição 336 entre os 399 municípios do Paraná. O aniversário é comemorado em 17 de maio. A cidade tem apenas 3 por cento de rede coletora de esgoto.




Na cidade, Virmond tem cerca de 800 imóveis residenciais. Outros 610 estão em sítios, chácaras e fazendas. São 95 empresas comerciais e de prestação de serviços e 22 cadastradas na prefeitura como indústrais. A localidade não possui bancos estatais, apenas uma agência privada. Não conta com emissora de rádio.




A principal avenida, com cerca de 1 quilômetro, é a XV de Novembro. Nessa via encontra-se a Igreja Matriz, localizada à 100 metros da prefeitura. Em Virmond, a taxa de escolarização de crianças entre 6 e 14 anos está entre as 30 melhores do Paraná.




Virmond tem duas praças incluindo a da igreja matriz. A da foto acima é a Praça da Memória Polonesa, uma homenagem aos pioneiros. Chama a atenção o coreto com arquibancada, que também serve de escada, ou vice versa. Nas imagens abaixo, outras atrações da praça.




Casa da Memória Polonesa: a casa foi inaugurada em 2008. O objetivo foi resgatar a história das primeiras famílias oriundas da polônia, e que fundaram no local a comunidade "Amola Faca", que hoje é Virmond. É uma réplica da moradia utilizada pelo pioneiro Paulo Palinski. O nome do município não tem nada de Polonês. Na verdade é alemão e homenageia o médico Frederico Guilherme Virmond, que morava na Lapa e comprou aquela área de terras em 1852. A área pertencia ao município de Guarapuava. Até 1993, Virmond foi distrito de Laranjeiras do Sul.




Estátua de Nossa Senhora do Monte Claro, Rainha da Polônia: Virmond é o único município do Paraná que tem a santa como padroeira. Na Polônia é conhecida por Nossa Senhora de Częstochowa, O feriado é lembrado no dia 26 de agosto.




Além da Casa da Memória Polonesa, da Estátua de Nossa Senhora e do coreto com arquibancada, a praça possui ainda um parque infantil com quadra poliesportiva. No aniversário de Virmond, em maio, é realizada no Centro de Eventos a EXPORVIR, evento que reune criadores de ovelhas. A festa tem shows e parque de diversões.




A igreja matriz de Virmond foi inaugurada em 1969. A obra começou em 1967, ao redor da igreja de madeira.

A maior ágrea agrícola do município é com soja que ocupa 9 mil e 100 hectares. Destaque também para o rebanho bovino e produção de leite.




[ voltar ]